Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Secretária de Saúde de Passagem é eleita nova presidente da CIRs





Na reunião ordinária desta terça-feira 14, ocorrida no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos-PB, a Comissão Intergestores Regional do Sertão (CIRs), aprovou, por unanimidade, sua nova diretoria, para o exercício 2016-2017, tendo como presidente a secretária de saúde do município de Passagem, Rosângela Ferreira.

João Paulo, secretário de saúde de Matureia e que deixa o cargo de presidente da CIRs, desejou, mesmo com todas as dificuldades que o sistema como um todo enfrenta, que sua colega gestora possa, juntamente com todo o colegiado da 6ª GRE, trilhar nos melhores caminhos possíveis para o bem do SUS na região.

Um dos problemas, que está sempre na pauta da CIRs tem sido o de financiamento do Sistema Único de Saúde, que vem sendo atacado de forma mais acentuada nos últimos tempos, algo que agrava bastante as gestões, segundo João Paulo e que deverá ser também bandeira de luta da nova presidente da Comissão.

Outro ponto da pauta desta terça-feira foi em relação à 4ª vinda da Caravana do Círculo do Coração a Patos, parceria da ONG pernambucana com o Governo da Paraíba, no dia 11 do próximo mês. Especialistas da ONG Círculo do Coração prestarão serviços à população, com serviços ambulatoriais de cardiologia infantil, triagem de crianças cardiopatas da região. “Elas serão atendidas por psicólogos, nutricionistas, cardiologia, fonoaudiologia, neurologia, enfim, uma equipe preparada que vem com muitos serviços para a população. Serão mais de 90 crianças, só dessa região, beneficiadas com uma série de exames, triagem na busca por patologias cardíacas”, explicou João Paulo.

Para essa quarta etapa da Caravana do Círculo do Coração, cerca de 15 técnicos de vários países, como Japão e Inglaterra, virão acompanhar os trabalhos, levar essa experiência bem sucedida, para suas nações. Todos os municípios da região de Patos estão dando apoio à vinda da caravana.

Ano passado o Círculo do Coração realizou em 13 dias 4.977 atendimentos em todas suas especialidades. Dos 1042 pacientes atendidos, 959 foram crianças. Foram feitos 956 procedimentos de cardiologia e 1022 cardiogramas.


Marcos Eugênio (6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog