Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de junho de 2016

Educação Emocional e Social como aliada na prevenção e enfrentamento à violência



Formação de educadores em Cuité.
Criar a tão almejada Cultura de Paz e Não Violência na sala de aula, melhorar a aprendizagem, incluir socialmente as crianças e elevar a autoestima de toda a comunidade escolar por meio da boa convivência. Esse é um sonho que vem sendo construído com a implantação da Educação Emocional e Social, desenvolvida pela Inteligência Relacional e proposta pelo Governo da Paraíba no seu Plano de Enfrentamento à Violência nas Escolas.

Natália Machado
Quando há carência de afeto, tolerância e ética nas relações interpessoais surgem conflitos diversos. No seio escolar esta desordem emocional requer do educador e do gestor sensibilidade para administrá-la. Natália Machado Agra, educadora do 4º ano da EEEFM Adauto Cabral Vasconcelos, do Riachão do Bacamarte, presente na formação do dia 06 de junho, ocorrida em Itabaiana, 12ª Gerência Regional de Educação (GRE), diz que a Metodologia Liga Pela Paz pode melhorar bastante a relação dos alunos, que trazem de casa certa agressividade. “Em uma situação de violência ocorrida aqui na escola primeiro atendemos o aluno ferido. Depois conversamos com o agressor e chamamos seus pais. Hoje tudo foi superado e os dois têm comportamento amigável. Muito importante trabalharmos esses temas da Liga Pela Paz, tanto na escola quanto na família”, comenta Natália.

Detectando casos de violência

Alx Sandro
O educador Alex Sandro Alves, da EEEF João Fagundes de Oliveira, também em Itabaiana, diz que a formação foi uma importante aprendizagem. “A Liga Pela Paz possibilita aos alunos resolverem seus conflitos de maneira mais respeitosa, educada, com diálogo, sem necessidade de partir para agressão verbal ou física. Assim eles se tornam conscientes também para procurarem o professor, a direção escolar para resolver certas desavenças, sem a necessidade de ato violento. Além disso, a metodologia permite que os professores detectem situações como esta e auxiliem o aluno”, afirmou Alex Sandro.

Maria das Graças
Encravado no Curimataú paraibano, com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, sendo sede da 4ª GRE, Cuité contou com 100% dos educadores convidados para a formação em Educação Emocional e Social, ocorrida no dia 09 de junho. A gerente regional de educação, Maria das Graças Medeiros de Almeida, falou do sucesso que tem sido a Metodologia Liga Pela Paz nas escolas da 4ª GRE, pelo envolvimento e comprometimento dos educadores, que abraçaram a iniciativa. 

Ela elogiou, ainda, a atitude do Governo do Estado, por meio da Secretaria de educação, de ampliar o acesso à Liga Pela Paz para alunos do 6º e 7º anos. “Eles estão chegando a uma fase crítica e muitos pais não têm conhecimento necessário para conduzir a formação do filho. Nesses três anos de Liga Pela Paz houve melhoria de relacionamento entre professores e alunos, redução de conflitos, da indisciplina e presença marcante da família na escola”, esclareceu a gerente regional.

Emoções conturbadas

Solange Crispim
Solange Crispim, coordenadora pedagógica da 4ª GRE, sempre presente nesse processo de formação dos educadores, diz que a educação emocional foi uma surpresa agradável. “Os resultados em sala de aula são bastante satisfatórios nesses três anos de Liga Pela Paz. Muitas das emoções nas crianças são conturbadas, existem muitos conflitos internos, na família, na rua, no convívio social. Quando esses sentimentos são trabalhados as crianças se transformam”, analisa Crispim.

Auderivânia Lima
A cada encontro de formação os educadores renovam seus conhecimentos para enfrentar, também, novos desafios levados à sala de aula pelos educandos. “São muitos desafios, histórias de violência, drogas, famílias disfuncionais, prostituição. Lido com isso todos os dias. Minha escola está localizada na periferia da cidade, onde os problemas sociais são muito graves. Preciso da Metodologia Liga Pela Paz para trabalhar, não somente os alunos, mas também seus pais”, conclui a professora Auderivânia da Costa Lima, da EEEF Benedito Marinho da Costa, em Nova Floresta. 



Nenhum comentário:

Arquivo do blog