Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Oficina discute saúde do homem




O auditório da 6ª Gerência de Educação recebeu ontem, quarta-feira 25, pessoal da atenção básica de vários municípios da regional Patos que participaram de uma oficina sobre saúde do homem, oferecida pela Secretaria de estado da Saúde. O encontro teve como facilitadores Hélio Soares, coordenador estadual do programa Saúde do Homem e do Grupo Condutor Estadual de Pessoas com Deficiência e Flávia Barbosa, coordenadora da Saúde da Mulher na Paraíba.

No início houve uma ampla explanação sobre o cenário atual do público, formas de preconceitos, falta de informações e de uma política consistente que garanta o acesso do homem aos serviços do SUS.

Um segundo momento foi a formação de grupos, que puderam avaliar, fazer suas considerações, críticas em torno da saúde do homem no Brasil e na Paraíba. Algumas experiências de acolhimento ao público masculino na atenção básica foram expostas.

Uma das grandes deficiências da saúde pública tem sido justamente a falta de planejamento para trabalhar a saúde do homem. Esse ponto foi bastante trabalhado durante a oficina e os municípios presentes se comprometeram a discutir a implantar em seu planejamento de 16 ações que facilitem o acesso dos homens e não apenas durante a campanha do Novembro Azul. “É preciso que esse atendimento ao público masculino seja algo de rotina nas unidades de saúde, não se limitando apenas a novembro. O homem precisa também ser acompanhado pelos profissionais de saúde, receber orientações, realizar exames”, comentou Soares.


Não apenas o câncer de próstata, mas todos os males característicos à saúde do homem foi lembrado durante a oficina, como exemplo o câncer peniano, que pode ser evitado simplesmente com a higienização do órgão genital utilizando água e sabão, no entanto continua a fazer vítimas. Segundo o INCA esse tipo de tumor atinge 2% de todos os cânceres que atingem o homem. 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog