Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Governo realiza “Dia D” da Vacinação Animal neste sábado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), realiza mais uma Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal que este ano terá como “Dia D” o próximo sábado (28). Na Paraíba, a meta é imunizar 604.992 animais, sendo 413.079 cães e 191.913 gatos. Para isso, serão colocados à disposição da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios, que funcionarão das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde.

Pelo sétimo ano consecutivo, será utilizada a Vacina de Cultivo Celular em cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães e gatos, principal  foco da doença no ciclo urbano, e do Programa Nacional de Imunização, protocolo assinado pelos países latinos, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS). Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, em bom estado de saúde. Não há contraindicação e essa é a única forma de evitar a infecção rábica em cães e gatos, principais focos da doença no ciclo urbano.

“A SES-PB, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses, já encerrou as ações e estratégias de mobilização para a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal. Todas as Gerências Regionais de Saúde já estão abastecidas com o material (vacinas, seringas e agulhas) e, inclusive, alguns municípios já iniciaram as atividades nas zonas rurais e áreas de difícil acesso com os chamados postos volantes – tendo em vista que no Dia D (28) as equipes estarão vacinando os animais efetivamente na sede de cada município”, afirmou o chefe do Núcleo de Zoonozes da SES-PB, Francisco de Assis.

Para esta campanha o Ministério da Saúde enviou 650.000 doses de vacina, seringas e agulhas. Vale ressaltar que serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis, proporcionando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações. “É muito importante a imunização destas espécies pelo fato do Ministério da Saúde ter assumido o compromisso de eliminar a raiva humana transmitida por cães até o final deste ano. Evitando que a doença chegue aos animais, consequentemente, ela não chegará aos humanos”, observou Francisco de Assis.

A raiva – É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o Sistema Nervoso Central, levando a óbito em curto espaço de tempo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de evitá-la é a vacinação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural tem como principais transmissores os bovinos, caprinos, suínos, ovinos e equídeos; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam maior perigo e no ciclo urbano os principais responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog