Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

“Day 0” do IGF 2015 começa com grande movimentação no Centro de Convenções




A décima reunião anual do Fórum de Governança da Internet (IGF) nem começou oficialmente, mas o Centro de Convenções de João Pessoa já se tornou território de inúmeras nacionalidades, diversidades, palco de civis e autoridades - tudo que representa a Organização das Nações Unidas (ONU). A manhã do “Day 0” foi marcada pelo credenciamento de imprensa e participantes, chegada de autoridades, importantes discussões nos workshops, estrangeiros e brasileiros se enturmando.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e membro da Comissão Brasileira do IGF, Claudio Furtado, informou que a manhã do “Dia 0” já contou com workshops de autoridades e empresas ligadas à Internet, a exemplo da Isoc (The Internet Society). “Houve ainda encontro de parlamentares estrangeiros e estamos na expectativa da programação do Brasil, que começa à tarde com o chamado “high level meeting”, ou seja, o encontro de alto nível, onde vão se reunir cerca de 40 autoridades do mundo inteiro e será aberta pelo nosso governador Ricardo Coutinho”, disse Furtado.

Também participando do “Dia 0” do IGF estava o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques. Ele comentou que desde o evento realizado no Quênia, criou-se uma tradição de ter o “Day 0”, atividade incluída no calendário e coordenada pelo país sede. “Hoje teremos majoritariamente reunião de autoridades e amanhã temos a abertura oficial. Mas hoje já tivemos atividades igualmente importantes, a exemplo de uma reunião sobre democratização da internet e o papel social da mídia, organizada pelos Ministérios da Cultura e das Comunicações. Essas mesmas autoridades participam de atividade oficiais e paralelas, reuniões bilaterais onde surge a oportunidade de conversar e trocar ideias”, relata Henriques.

Alguns dos workshops da manhã foram sobre liberdade na internet, criança e internet, iniciativa mundial sobre a internet, desenvolvimento sustentável e liderança colaborativa na rede.

Projetos - Pela manhã, uma das presentes era Sylvia Cadena, coordenadora do programa ISIF Asia (International Society of Information Fusion, na Asia), que visa empoderar comunidades a fim de projetar e implementar soluções baseadas na Internet para as suas próprias necessidades de desenvolvimento. “O ISIF Asia possui 68 projetos financiados em oito anos, desde que começamos. São pequenos projetos de acesso à internet, mas também de saúde e educação. A ideia desses programas é tratar de mostrar qual é o impacto positivo que tem a internet na vida das pessoas. Que todas essas discussões de governança de internet também afetam a vida das pessoas nessas comunidades”, explicou Sylvia.

Visibilidade e recursos - Por causa do IGF, a ocupação dos hotéis de João Pessoa está acima de 95%. Embora alguns participantes comentem que o evento lhes ocupe bastante tempo, muitos estão pela primeira vez no Brasil e desejam ver as belezas da cidade e saber mais sobre o estado paraibano.

“Este evento é um marco fundamental na história do turismo da Paraíba - turismo de lazer e corporativo. Durante esses dias, o mundo está voltado para a Paraíba, lançando o olhar ao nosso destino. A expectativa da classe empresarial, do Convention Bureau, é de que este evento movimente no período, recursos de cerca de R$ 8 milhões para o estado, entre hotelaria, gastronomia, transporte, lazer, etc. Isso é muito bom”, afirmou Ruth Avelino, completando que, enquanto gestora da PBtur, seu trabalho e desejo é que essas mesmas pessoas, se bem atendidas, poderão voltar à cidade com suas famílias. “Se forem bem recebidas, gostarem dos benefícios e serviços do estado e da cidade, elas podem querer voltar. Este é o ganho para o futuro”, disse.

Nesta terça-feira (10), às 15h, está marcada a cerimônia de abertura oficial, que também terá a presença do governador Ricardo Coutinho, do secretário-assistente geral da ONU, Lenni Montiel, representando o secretário-geral Ban Ki-moon, além de ministros e outras autoridades.

A programação, em inglês, do IGF, pode ser acompanhada pelo site www.intgovforum.org.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog