Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Secretaria Municipal de Saúde e ECISA saem às ruas em caminhada pela sensibilização e prevenção do suicídio


Abrindo as ações de mobilização do Setembro Amarelo, a Escola de Ciências da Saúde de Patos (ECISA) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 10, uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que saiu da Praça Edivaldo Motta em direção à Praça Getúlio Vargas.

De acordo com a coordenadora da ECISA, Eulidivania Camboim, o objetivo de todas as ações referentes ao Setembro Amarelo é discutir o assunto e divulgar ações preventivas. “Este é o início das diversas ações que pretendemos fazer durante todo o mês de setembro em prol desta causa. É preciso quebrar o tabu de se falar sobre o assunto, para que vidas sejam salvas,” comentou.

Participaram da caminhada representando a Secretaria Municipal de Saúde todos os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, que engloba os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Programa Saúde da Família (PSF).

“Trouxemos hoje aqui para a rua a Rede da Atenção Psicossocial que Patos dispõe, para que a população conheça melhor os serviços e que possa de alguma forma ajudar alguém que esteja passando por alguma desordem ou que apresente sintomas de depressão. O suicídio é uma questão de saúde pública, é preciso que toda sociedade entre em ação pela preservação da vida,” destacou a psicóloga do CAPS AD, Paula Santos de Souza.

Estatística Nacional

O Brasil é o 8° país em número de suicídios. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no país.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog