Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

No Dia da Independência, Desfiles Cívicos atraem centenas de famílias às ruas de Patos




A tradição dos desfiles cívicos na Capital do Sertão atraiu centenas de famílias que formaram um grande corredor humano, ao longo das avenidas Solon de Lucena e Epitácio Pessoa, na tarde desta segunda-feira, 7 de Setembro.

Organizado pela Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Educação, as solenidades tiveram início por volta das 17h, na Praça Edvaldo Motta, onde aconteceu o Hasteamento do Pavilhão Nacional pelos três Poderes, ao som do Hino Nacional, executado pela Filarmônica 26 de Julho.

A revista das tropas militares pela Prefeita Francisca Motta, acompanhada pelos Tenentes Coroneis do 3° Batalhão de Polícia Militar e do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, pelo Instrutor e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 07-002, pela vereadora e presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues, além de Adriano Gomes, representante do Poder Judiciário, demarcou a abertura dos desfiles.

A Prefeita Francisca Motta ressaltou a importância da manutenção dessa tradição na cidade de Patos. “Essa data precisa ser lembrada em todo o país, representa o nosso grito de independência, a coragem do brasileiro de lutar e conquistar. As famílias vieram e mais uma vez lotaram as ruas de Patos. Só temos a agradecer a população, as polícias, as instituições, sobretudo, aos professores, funcionários e alunos da Secretaria Municipal de Educação,” destacou a Prefeita de Patos.

A presidente da Câmara Municipal de Patos, a vereadora Nadir Rodrigues, antecipou o sentimento de reflexão dos brasileiros nessa data, bem como, o exemplo da cidade de Patos. “Para nós, enquanto Poder Legislativo é um orgulho estarmos vivenciando esse civismo junto da população e o nosso Município sempre se destacou por incentivar a participação das nossas crianças e jovens, nos desfiles cívicos. Nos últimos anos o brilho dessas comemorações está cada vez mais bonito”, avaliou a representante do Poder Legislativo.

A secretária de Educação Adalmira Marques, explicou que os temas ‘Pátria Educadora’ e ‘A Educação como agente transformador da própria vida,’ estão sendo trabalhados de várias formas nas salas de aula, bem como, durante a preparação para os desfiles cívicos. A secretária de Educação mobilizou discursos a respeito organização do 7 de Setembro 2015.

“Decidimos concentrar, enxugar a quantidade de alunos envolvidos, uma vez os que desfiles estavam terminando por volta das onze da noite. Os alunos do Município, em sua maioria, são crianças, que, acabavam cansando muito. Todavia, buscamos economizar, mas, estamos muito felizes porque a população mais uma vez veio e ficou satisfeita com as surpresas e o talento dos nossos alunos,” comentou Adalmira Marques.

O coronel Francisco Rubens de Andrade (Campos), comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar de Patos, enfatizou o sentimento dos mais de 250 homens que desfilaram nesta tarde. “De forma particular é uma alegria grande vermos a população de Patos aplaudir a passagem da nossa corporação. Tenho certeza que a Polícia Militar abrilhantou muito as comemorações da independência na cidade de Patos,” afirmou coronel Campos.

As famílias que acompanharam todo o desfile conferiram ainda, a marcha da Polícia Rodoviária Federal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU, das Escolas e Creches Municipais, Rotary Norte – Sul e Patos Norte, Associação de Karatê ASKAKI, Operação Resgate, Radioamadores, Studio de Ballet Clássico Fernanda Sousa, Fanfarra da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Escola de Ballet da Associação Comunitária da Vila Cavalcanti, Ação Paramaçônico Juvenil – APJ, Judô Morada do Sol, Ordem Demolay e o Clube dos Desbravadores.

Nayane Rodrigues

Nenhum comentário:

Arquivo do blog