Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Conferência Estadual de Saúde discute melhorias no SUS



Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, a 8ª Conferência Estadual de Saúde acontece no período de 15 a 17 de setembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento, que conta com a participação de representantes dos 223 municípios da Paraíba, é realizado de quatro em quatro anos e tem o objetivo de estabelecer diretrizes e metas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Os delegados que participarão da Conferência Estadual foram eleitos durante as conferências municipais de saúde, no período de 9 de abril a 15 de julho, de onde sairão os que participarão da etapa nacional. “Cerca de 1200 delegados de todos os municípios paraibanos participarão da conferência e serão representantes da população de maneira geral. No encontro, eles levantarão atuais problemas enfrentados pelo SUS na Paraíba e vão propor estratégias de melhorias do Sistema”, afirmou o presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Conferência, Eduardo Cunha.

Além dos delegados, representantes governamentais, entidades públicas, universidades e instituições interessadas nos avanços da saúde do Estado também participarão da Conferência. As sugestões apresentadas durante o evento estadual serão consolidadas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, no período de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. “Nossa intenção é fazer com que todos tenham a oportunidade de apresentar suas demandas e dar suas contribuições para a melhoria do nosso Sistema Único de Saúde”, disse o presidente.

Ainda segundo Eduardo Cunha, durante os três dias da 8ª Conferência Estadual de Saúde, quatro eixos serão discutidos através de palestras e debates: Direito à Saúde com Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade com Participação Social; Valorização do Trabalho da Educação em Saúde e da Política da Comunicação do SUS; Financiamento e gestão do SUS e a Relação Público-Privado; Reforma Democrática com Implantação da Carreira de Estado para o SUS.

Evento – A Conferência de Saúde é o fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Primeiro são realizadas as Conferências Municipais, nas quais são escolhidos os participantes para a Conferência Estadual que elege quem vai participar da Conferência Nacional.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir das discussões da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

Mais informações no blog da 8ª Conferência Estadual de Saúde: http://oitavaconferencia.blogspot.com.br/p/nome-nome-para-o-cracha-municipio.html


secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog