Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Secretaria de Saúde de Mãe d’Água promove mobilização contra dengue e chikungunya




A Secretaria de Saúde do Município de Mãe d’Água-PB, com o apoio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 31 de março, uma mobilização para chamar à atenção da população para o aumento dos riscos da dengue e da febre chikungunya. Dezenas de servidores das duas pastas, além de líderes comunitários, representantes de associações comunitárias e moradores preocupados com o problema, se concentram ao lado da Academia da Saúde localizada na Rua Gustavo Mendes, de onde saíram em caminhada até a praça central, localizada defronte a Prefeitura Municipal.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Básica do Município, Maria da Glória Mota, o alto Índice de Infestação Predial (IIP) fez com que a secretária de saúde do município, Fátima Carvalho, tomasse a iniciativa de promover a mobilização. “Quando ela tomou conhecimento do IIP que atingiu 6.5, de imediato nos convocou para fazer essa mobilização que tem como objetivo principal, conscientizar a população dos riscos de se contrair a doença que é transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito que transmite à dengue” destacou Glória.

A mobilização foi encerrada com apresentações artísticas dos estudantes das escolas municipais Manoel Nunes Trindade e Edvaldo Junior, retratando o tema com paródias, poemas e cartazes com frases relacionadas. Ainda de acordo com Glória, a determinação da secretária de saúde Fátima Carvalho, é a de que as equipes de Agentes de Combate as Endemias (ACE), façam um trabalho em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) “Tanto no combate aos focos do mosquito, quanto no controle, e principalmente na conscientização da população que a maior responsável pelo fim dos criadouros, já que cerca de 80% deles estão em áreas privadas”, lembrou Glória.

De acordo com a secretária Fátima Carvalho, durante toda a semana passada equipes foram capacitadas a respeito das estratégias de controle das doenças, o que inclui mutirões em áreas de risco, recolhimento de pneus, visitas residenciais e as unidades de saúde para onde deve ser feito o encaminhamento de pacientes com casos suspeitos. Ela ressalta que o alerta deve aumentar nesta época do ano, pois a ocorrência de chuvas intermitentes em meio ao calor provoca o acúmulo de água em recipientes vazios.

SINTOMAS

Fátima Carvalho alerta para os sintomas da chikungunya que são semelhantes aos da dengue, mas que tem diferenças nas dores pelo corpo, que são mais intensas e atingem as articulações. Ela lembra que crianças menores de dois anos, idosos e gestantes fazem parte do grupo de risco. “Felizmente ainda nenhum caso foi registrado no nosso município e queremos que continue assim. Por isso estamos nas ruas para pedir a contribuição da população. Se fizermos todos a nossa parte, conseguiremos” Conclamou Fátima Carvalho.

Fátima Carvalho informou ainda que na próxima quarta feira (08), a mobilização vai até o Distrito de Stª Mª Gorete. “Nesse dia nós estaremos fazendo uma mobilização contra a Dengue e a Chikungunya com a realização de mutirões de limpeza e ações de conscientização”. Finalizou.

COMBATE AO MOSQUITO

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda. Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo. Mantenha lixeiras tampadas. Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água. Mantenha ralos fechados e desentupidos. Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana. Retire a água acumulada em lajes. Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados. Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário e evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.


Célio Martinez


Nenhum comentário:

Arquivo do blog