Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 31 de março de 2015

Secretaria de Saúde de Patos realiza busca ativa para vacinação contra HPV



A Secretaria de Saúde de Patos, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, informa que a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), iniciada no dia 16 de março, está tendo continuidade no município. Neste ano a vacina teve abrangência ampliada e serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos; além de mulheres de 14 a 26 anos que são portadoras de HIV e Aids. A meta é que 80% desse público seja imunizado, o que representa, em Patos-PB, 2,7 mil meninas nessa faixa etária.

De acordo com a coordenadora de imunização, Socorro Guedes, o trabalho de Busca Ativa está sendo intensificado nas escolas, uma vez que as meninas podem ser vacinadas diretamente nessas instituições, de acordo com as visitas pré-agendadas.

A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Para receber as doses é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação nos postos de saúde e nas escolas públicas e privadas cadastradas.

A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de 9 a 11 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira. As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação.

A vacina contra o HPV é totalmente segura, só não é recomendada para mulheres que tenham hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos componentes da vacina ou que apresentaram reações graves na primeira dose. Mulheres grávidas também não podem tomar a vacina, mas não há contraindicação para as mulheres que estão amamentando.

Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog