Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Médico-cirurgião reclama da falta de cuidados dos motociclistas




O número excessivo de acidentes envolvendo motociclistas só aumentam as estatísticas do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Mais de 90% das cirurgias ortopédicas ocorrem em pacientes envolvidos em algum tipo de acidente com moto, hoje o veículo mais popular no interior dos estados nordestinos. Segundo o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, o número de motocicletas já supera o de carros em dez estados brasileiros, nove destes no Norte e Nordeste, inclusive na Paraíba.

Trata-se de um problema grave de saúde pública. O maior número de vítimas está na faixa jovem de 18 a 34 anos. Quando não chegam a óbitos, geralmente essas vítimas sofrem sequelas e precisam de bom tempo para reabilitação. De 1 a 31 de março deste ano o Regional de Patos realizou 242 cirurgias. Destas, 148 foram ortopédicas, e cerca de 130 em pacientes vítimas de acidente com moto.

O médico-cirurgião buco-maxilo, Cadmo Filho destacou as fraturas de face ocasionadas pelo uso incorreto de capacete, um equipamento de proteção do motociclista, mas que muitos fazem pouco caso e não seguem as recomendações de segurança. “Na maioria dos acidentes em que há fratura de face, o piloto não faz uso correto do capacete, não fecha a trava e no impacto o protetor da cabeça se desprende ocasionando lesões na cabeça, na face. Mês passado ocorreram 15 cirurgias de face no bloco cirúrgico do HRP. O médico também alerta sobre o estado de embriaguez em que muitos acidentados de motocicletas são atendidos no Hospital de Patos.

Das 242 cirurgias realizadas em março deste ano no HRP, 148 foram ortopédicas; geral 44; vascular 28; otorrino 01; buco-maxilo 15; urologia 05 e 01 oftalmológica.



  Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog