Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Hospital Regional de Patos realiza 263 atendimentos antirrábicos


O setor de epidemiologia do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro divulgou a estatística de notificações compulsórias referentes ao primeiro semestre de 2014 de atendimentos a pacientes de Patos e região. Um dado que chama atenção é o alto índice de pessoas vítimas de ataques de cães, gatos e até por raposa, animal silvestre ainda encontrado em alguns municípios sertanejos.

De acordo com a coordenadora de epidemiologia do HR, Camila Nunes dos Santos, de janeiro a junho 263 pessoas foram vítimas desses animais, recebendo todo o tratamento devido por aplicação de soro e vacina antirrábica. Desse total, 205 só de Patos, município que tem uma população estimada de aproximadamente 12.600 cães e 4.600 gatos.

Outro número, que só passou a ser notificado a partir de março deste ano com a implantação de plantões do setor de epidemiologia nos finais de semana, considerado elevado por Camila, diz respeito à violência doméstica, a maioria de espancamento às mulheres. Nos quatro meses de notificação foram 26 casos. “Sempre que acontece esse tipo de atendimento no Regional acionamos as autoridades policiais, caso haja aceitação por parte da vítima”, explica a coordenadora de epidemiologia.

Outra estatística do relatório, que alimenta diariamente o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, é relacionada à intoxicação exogênica, seja por alimentos, medicamentos e substâncias químicas diversas, com 21 notificações no semestre.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog