Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 15 de abril de 2014

Educação realização de equipes do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia


O Núcleo de Nutrição da Secretaria de Educação de Patos realizou na última de sexta-feira, dia 11 de abril, reunião com diretoras e supervisoras das escolas selecionadas para o Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG), com o objetivo de tratar assuntos referentes à formação da equipe escolar. A reunião foi ministrada pelos multiplicadores do projeto Rochelli Neves de Lucena, nutricionista e coordenadora local do projeto, Rita de Cássia Feitosa, secretária adjunta e pedagoga, e Manoel Messias de Sousa Costa, técnico agrícola.

As escolas que irão participar da formação são: CIEP I – José Genuíno/Napoleão Nóbrega, CIEP III – Firmino Ayres/Otto Quinho, EMEF Anatildes Aires de Moura, EMEF Aristides Hamad Timene, EMEF Nina Nóbrega, EMEF Prof. Manoel de Sousa Oliveira, EMEF Zefinha Motta, Inst. Educacional Dr. Dionísio da Costa e a Creche Inácio Fernandes. A formação da equipe escolar contará com 50 participantes dentre os quais: diretores, supervisores, professores, merendeiras, vigias e pessoas da comunidade, que se tornarão multiplicadores do projeto na sua escola.

O Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE), denominado desde 2011 Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) foi instalado no país em 2004 por meio da cooperação entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), e aplicado em cerca de 70 municípios. Desde 2011 o FNDE, atuando com 179 localidades, conta com a parceria do Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do CET/UNB, para realizar as ações no âmbito nacional. 

“Esse projeto, ele foi criado pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação em parceria com a Universidade de Brasília. Nesse projeto nós vamos estar trabalhando com crianças e pré-adolescentes a questão da educação alimentar, o cultivo de hortas, e também incluindo a gastronomia, que é justamente a forma correta de utilizar esses alimentos, que traga mais prazer à alimentação, que ajude a melhorar os hábitos alimentares dessas crianças. Vamos fazer uma formação com a comunidade escolar, eles vão ser multiplicadores desse projeto na escola”, explicou Rochelli Neves.

O PEHEG foi elaborado com a intenção de dinamizar o currículo escolar tendo a horta e a gastronomia como eixos geradores da prática pedagógica e promovendo a prática de hábitos alimentares saudáveis. Respeitando e permitindo, assim, a valorização de ingredientes e receitas regionais, técnicas culinárias de preparo de alimentos, e da experiência dos sabores e aromas, impactando positivamente na qualidade sensorial e na apresentação das refeições escolares. 

O objetivo do projeto, em nível nacional, é fomentar a formação de agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar com vistas à promoção do hábito alimentar saudável e à educação ambiental dentro das escolas a partir da dinamização do currículo, tendo como eixo gerador da prática pedagógica a gastronomia e a horta escolar.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog