Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PRF flagra transporte irregular de blocos de granito


João Pessoa, 08/01/2014 - Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) retiveram no fim da tarde desta terça-feira (7),uma carreta que transportava imensos blocos de granito de forma irregular. O veículo, que também estava com excesso de peso, ficou retido no posto PRF da Farinha, próximo de Campina Grande.

A abordagem dos policiais aconteceu por volta das 17h30, no Km 213 da BR 230, no município de Soledade. A carga, dois blocos de granito, estava coberta por lona com o objetivo de ludibriar a fiscalização, pois normalmente esta carga é transportada sem a utilização de lona.
Atualmente, o transporte de pedras de granito é regulamentado pela Resolução n° 354 de 2010 do CONTRAN. Esta resolução determina que blocos de rochas ornamentais transportados devam ser amarrados com a utilização de travas especiais (trava de bloqueira) e correntes. Na ocasião, os blocos estavam amarrados com corda.


Blocos eram transportado com lonas - Fonte:NUCOM - PRF - PB

Alem da amarração irregular, que coloca em risco os usuários da via, pois os blocos podem se soltar e atingir veículos que estejam trafegando, os agentes da PRF verificaram um excesso de 13,2 toneladas de peso, comprometendo tanto a estrutura do veículo e da via como a capacidade de tração do mesmo. O excesso foi verificado após a pesagem do veículo pois o peso declarado na nota fiscal apresentada pelo condutor era inferior ao peso real da carga. Somente as multas relativas ao excesso de peso aferido somam R$7.480,33.


Veículo e carga retidos no posto PRF da Farinha somente serão liberados após regularização - Fonte:NUCOM - PRF - PB

Após os procedimentos administrativos, o veículo ficou retido no posto PRF da Farinha e somente será liberado após o transbordo da carga e a correta amarração.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog