Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Governo do Estado muda direção do Hospital Regional de Patos


Dr. Adilson Albuquerque
“O cenário hoje é de mudanças. Precisamos melhorar os indicadores, o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Hospital Regional de Patos”. Essas foram as palavras do secretário de Estado da Saúde do Estado, Waldson Dias de Souza, ao anunciar o novo diretor do Hospital Dep. Janduhy Carneiro. O médico Adilson Albuquerque, responsável pela direção técnica, agora assume também a direção geral, em substituição a Sílvia Ximenes, medida publicada no Diário Oficial desta quinta-feira 08. 

O secretário destacou que a regra seguida pelo Estado é de avaliar todas as direções, coordenações, desempenho técnico e promover mudanças onde for preciso. Além da direção geral, coordenadorias podem sofrer mudanças. “Estamos analisando todas as áreas, desempenho de cada setor e aonde for preciso mexeremos sem a menor distinção. Não há a menor possibilidade de manter alguém sem desempenho técnico adequado”, explico Waldson.

Waldson e técnicos visitam Regional
O novo diretor geral, Adilson Albuquerque, tem a missão de promover o perfil adequado do serviço de urgência e emergência, voltado para traumático e ortopedia, que são a grande porta de entrada do Regional. O secretário enfatizou que a direção do Hospital junto à 6ª gerência de saúde, vai fazer uma nova discussão com os municípios da regional Patos para ampliar a articulação e discutir a formas maias viável que garanta o acesso da população aos serviços hospitalares.

Ao longo dos próximos dias a Secretaria de Estado da Saúde estará mais presente na construção de um planejamento para o Hospital de Patos. Hoje pela manhã Waldson de Souza mantém reunião com equipe técnica, com o novo diretor hospitalar e o gerente regional, José Leudo Farias, detalhando as mudanças necessárias para o Janduhy Carneiro. Hoje o Hospital atende pacientes de aproximadamente 90 municípios, inclusive dos estados vizinhos RN e PE.

“Os municípios precisam se adaptar aos serviços disponibilizados pelo Regional de Patos, referência em urgência e emergência, que não pode atender a atenção básica. O Janduhy Carneiro tem uma regra e acolherá todos os usuários, que passarão por classificação de risco e encaminhados para o serviço devido”, comentou.

O médico cirurgião geral, novo diretor do Regional, Adilson Albuquerque, explicou que neste momento a SES está implantando o choque de gestão, como fizera no Trauma de João Pessoa e Campina Grande, modelo bem sucedido e que chegará também a Patos. Serão otimizados os plantões médicos nas especialidades oferecidas, já existe um convênio com o Trauma de Campina, que vem dando suporte em neurocirurgia, convênio que será ampliado.


O novo diretor do Janduhy Carneiro explicou que este momento é de ouvir a população, suas queixas, sugestões, como também os funcionários da instituição. A exemplo do secretário Waldson, Adilson Albuquerque reclamou do grande fluxo de pessoas com problemas que teriam como ser resolvidos na atenção básica, mas que infelizmente os municípios não estão cumprindo seu papel e há a necessidade. “Esse é nosso maior problema. Temos mensalmente uma média de 5.220 atendimentos, nos quais 65% são de atenção básica”, desabafou.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog