Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prefeitos paraibanos discutem compras governamentais em Pernambuco


Evento nacional promove encontro de oportunidades para os pequenos negócios nas compras públicas

Quinze prefeitos paraibanos participam do 6º Fomenta Nacional, que ocorrerá nestas quarta e quinta-feira (30 e 31), no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda. Cerca de duas mil pessoas são esperadas nesta edição. Os prefeitos paraibanos buscam as oportunidades para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs) participarem mais efetivamente das compras governamentais.

O evento espera difundir os benefícios previstos na Lei Geral das MPEs (Lei Complementar 123/2006) e sensibilizar os gestores e grandes compradores públicos sobre como ampliar as compras realizadas com empresas fornecedoras de pequeno porte. No final deste mês de novembro, as cidades paraibanas de Campina Grande e Guarabira realizarão o Fomenta, para estimular as compras públicas nesses municípios. Em Campina, será nos dias 19 e 20 e, em Guarabira, 21 e 22 de novembro.

“Os prefeitos paraibanos vão buscar as informações, a sensibilização, as palestras, oficinas, a Rodada de Negócios entre empresários e prefeitos e tudo o mais que tiver acontecendo em relação às compras governamentais. Antes, as micro e pequenas empresas não tinham acesso às licitações públicas. Agora, os prefeitos estão cada vez mais informados e implementando a Lei Geral. O impacto disso na economia das cidades é positivo, pois estimula a criação de novos negócios”, explicou a analista do Sebrae em Campina Grande, Ivana Sena.

O objetivo do Fomenta é possibilitar a efetiva inserção dos pequenos negócios nas compras públicas, através da adoção plena e irrestrita dos mecanismos e correlatos. Aqueles que, de alguma maneira, atuam no processo de contratação e fornecimento de bens e serviços para os governos Federal, Estaduais e Municipais, podem participar. Ou seja, compradores como agentes públicos e gestores de processos de compras da administração.

O Fomenta ainda pode servir para os agentes políticos como secretários de estado, diretores de órgãos, gestores diversos e governador do estado, as instituições parceiras, como membros de entidades de apoio e de representação do segmento das MPE. Todos esses farão parte dos processos de mobilização, sensibilização e capacitação de fornecedores.

Fomenta Nacional
Período: 30 e 31 de outubro de 2013
Local: Centro de Convenções PE - Olinda
Funcionamento: 8h às 9h – Credenciamento | 9h às 18h – Atividades do Evento

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog