Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mulheres saem às ruas e comemoram resultados da Campanha Outubro Rosa em Patos




Várias entidades, clubes de serviços, escolas, associações, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Políticas Para Mulheres, entre outras instituições públicas, participaram nesta segunda-feira, 28 de outubro, de uma caminhada alusiva à Campanha Outubro Rosa, que durante todo este mês buscou a conscientização do público feminino para a importância de realizar exames preventivos do câncer de mama e do câncer do colo de útero.

A caminhada saiu da praça Edivaldo Motta em direção à praça Getúlio Vargas, ambas no Centro de Patos. Já na Praça Getúlio Vargas, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu diversos serviços básicos à população. Houve ainda apresentações culturais com alunos da Escola Municipal Professor Oliveira e uma representação teatral com alunos das FIP (Faculdades Integradas de Patos) . As mulheres envolvidas na caminhada ainda formaram um grande laço, simbolizando a integração de todos na campanha.

De acordo com a prefeita Francisca Motta, que também participou da mobilização, o trabalho realizado nas principais unidades de saúde em cada área da cidade, mostrou que a campanha foi bem sucedida, sobretudo em virtude do grande número de mulheres que participaram das atividades.

“Iremos reunir um balanço feito através de números de consultas e exames ofertados às mulheres nas unidades de saúde do município, para que possamos comprovar essa grande participação e conscientização das mulheres. Tenho certeza que essa campanha fez uma grande diferença na cidade de Patos, e quero desde já agradecer às equipes envolvidas no trabalho da campanha. Quero também lembrar as mulheres que não deixem de se cuidar, que continuem procurando as unidades que iremos atendê-las, pois nosso intuito é que essa prevenção seja contínua”, ressaltou a prefeita.

Já a Secretária de Saúde Ilana Motta, destacou a campanha como importante para despertar o sentimento de cuidado com a saúde que existe nas mulheres, mas que às vezes é deixado de lado pela correria do dia a dia.

A Secretária de Políticas Para Mulheres, Joana Darc Barbosa, considerou como mais importante da campanha, a integração e mobilização de todos os grupos envolvidos.

Francisca Vasconcelos, Presidente da Associação de Apoio a Mulher Patoense, reforçou que a mobilização das mulheres em busca da prevenção do câncer de mama deve continuar, e que as unidades de saúde do município continuarão dando toda a assistência necessária. 

Dia Rosa no bairro Jatobá

Isabela Cristina, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, lembrou que nesta terça-feira, 29 de outubro, haverá ainda uma atividade voltada para a campanha Outubro Rosa, no Centro de Saúde Maria Marques no bairro Jatobá. 

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog