Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aniversário de Patos: Bairro Belo Horizonte ganha Academia de Saúde e praça totalmente reformada





Dando continuidade à programação dos 110 anos de Patos de elevação à categoria de cidade, a Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira, 23 de outubro, a segunda Academia de Saúde no município, e ainda a reforma da Praça Alcídes Carneiro, localizada no bairro Belo Horizonte, de fronte à Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Para abrigar a Academia de Saúde, a referida praça foi totalmente arborizada, tendo sua estrutura renovada com novos bancos, canteiros, brinquedos e quadra poliesportiva. O investimento nessa obra gira em torno de 280 mil reais, sendo 180 mil advindos do Governo Federal para a Academia de Saúde, e 100 mil dos recursos do município para a reforma da praça.

A Academia de Saúde conta com nove tipos de aparelhos, podendo se exercitar 36 (trinta e seis) pessoas por vez. A estrutura conta também com uma sala multi-uso, onde serão ministradas palestras com nutricionista, com farmacêutico, psicólogos, educadores físicos, entre outros profissionais dos NASFs.

A secretária de Saúde Ilana Motta, destacou que a prefeita tem se empenhado para tender aos anseios da população, e um equipamento como esse só vem incentivar ainda mais que as pessoas desenvolvam práticas saudáveis. Ilana Motta ainda informou que as academias serão ampliadas para outros bairros, a exemplo do jatobá, Noé Trajano, e o distrito de Santa Gertrudes.

Já a prefeita Francisca Motta ressaltou a importância da obra para o bairro Belo Horizonte e pediu compromisso da população no zelo com o patrimônio voltado para o próprio povo. A gestora também revelou que nesta quinta-feira, 24 de outubro, estará entregando 110 unidades habitacionais da FUNASA e também assinará a ordem de serviço para construção do Teatro Municipal, bem como de 4 creches modelo Pro-infância.

Para o educador físico do NASF 1, Odivan Goes, os equipamentos da academia servirão para melhorar o condicionamento físico das pessoas da localidade, sobretudo dos grupos de idosos que já realizam atividade naquela praça.

População satisfeita
A popular de nome Beta Oliveira Souto, considerou que: “A Praça é benéfica para crianças, adultos e idosos, ainda mais por dispor de profissionais da saúde que realizarão o acompanhamento das pessoas durante os exercícios”, relatou.

Dona Yolanda Garcia do Nascimento, afirmou que antes tinha vontade de praticar exercícios em uma academia, mas não tinha condições. “Nunca tive como fazer exercício em uma academia, e agora estou muito contente em saber que terei isso aqui em praça pública”, comentou emocionada.

As Academias de Saúde são fruto da parceria entre Ministério da Saúde e Governo Municipal, tendo como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde a partir da implantação de pólos como este, com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, lazer e modos de vida saudáveis. A primeira Academia de Saúde de Patos foi inaugurada no mês de abril deste ano, na Praça do Perequeté, localizada no bairro Jardim Guanabara.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog