Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 4 de junho de 2013

SEXUALIDADE & COMPORTAMENTO HUMANO



Iara da Silva Machado

A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. O sexo é atribuído ao biológico enquanto gênero e é uma construção social e histórica. A noção de gênero aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.

A sexualidade humana é plural, não se limitando a um só gênero ou manifestação. É imprescindível conhecê-los diferenciá-los para uma melhor compreensão da expressão sexual e afetiva humana.

Segundo o conhecimento e as definições psicológicas atuais, existem cinco diferentes gêneros: o heterossexual, o homossexual, o bissexual, o travesti e o transexual. Para compreendê-los, é preciso distinguir o que seja: sexo biológico, identidade sexual, orientação do desejo e papéis sexuais.

O sexo biológico é aquele com o qual o indivíduo nasce, composto pelos órgãos sexuais externos e internos ou definitivos.

A identidade sexual representa aquilo que o indivíduo pensa e sente que é, ou seja, aquilo que ele “vê” quando se olha no espelho.

Orientação sexual é o direcionamento do desejo sexual e do afeto para um determinado sexo, que pode ser o mesmo do individuo ou não.

Papéis sexuais representam o comportamento do individuo dentro de uma relação homossexual ou heterossexual.

Heterossexualidade é o individuo que, na maioria das vezes, tem a conformação biológica do seu sexo original, ou seja, daquele com o qual nasceu, a identidade sexual de seu sexo biológico e a orientação do desejo voltada para o sexo oposto.

Homossexualidade é o individuo que tem a conformação biológica do seu sexo original, embora posteriormente possa sofrer alterações determinadas pela vontade. Sua identidade é a mesma do sexo biológico, ou seja o homem se olha no espelho e se vê e se sente como um homem, e a mulher se olha no espelho e se vê e se sente como mulher. A característica homossexual é a orientação do desejo voltada para o mesmo sexo.

Na Bissexualidade o individuo tem o sexo biológico do sexo original com o qual nasceu, a identidade sexual do mesmo sexo e a orientação do desejo para o mesmo sexo ou para o sexo oposto. Ele pode, portanto, se relacionar afetiva e sexualmente com ambos os sexos.
Assexualidade é caracterizada pela ausência de interesse erótico do individuo por outras pessoas ou pelo baixo nível de fantasias e desejos sexuais.

Travestis podem ser divididos em clássicos ou populares. Tem o sexo biológico original, com o qual nasceram, a identidade sexual do mesmo sexo e a orientação do desejo para o mesmo sexo ou para o sexo oposto. Os travestis populares são conhecidos pelo seu comportamento público, de vestuário e apresentação, oposto ao seu sexo biológico. Os travestis clássicos, classificados pela psiquiatria na categoria “travestismo fetichista”, são homens que sentem necessidade de vestir-se com as roupas femininas, uma peça ou o vestuário completo.

Transexuais é o indivíduo que tem o sexo biológico com que nasceu, mas tem a identidade sexual do sexo oposto: um homem que se olha no espelho e se vê e se sente mulher, e uma mulher que se olha no espelho e se vê e se sente homem. O transexual tem a orientação do desejo para o mesmo sexo biológico que o seu sexo, no entanto como a identidade é do sexo oposto, a relação é considerada heterossexual, pois essa definição se baseia no psiquismo, e não na conformação biológica.

Intersexos nesta classificação estão os hermafroditas e pseudo-hermafroditas. São indivíduos que nascem com a genitália ambígua, com conformação dos dois sexos, ou com genitália de um sexo e tecido gonadal de outro.

Trazer reflexões e orientações acerca das realidades comportamentais é um recurso de minimizar a leviandade de condutas, vivenciadas tantas vezes pela falta de compreensão e do conhecimento do que significa o Ser Humano.

Aquilo que é compreendido é passível de ser respeitado!


FONTE: MOREIRA, Andrei. Homossexualidade Sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora, Belo Horizonte/MG, 2012

Nenhum comentário:

Arquivo do blog