Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Reunião da CIRs discute Rede de Cuidados no SUS

Comandante Cunha Rolim falou da campanha antidrogas em Patos


Equipe da SES participou e falou das Redes de Cuidados
Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 01 de agosto, mais uma reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, cujo principal teor girou em torno em torno das Redes de Cuidados do SUS. O encontro foi aberto com uma avaliação pelo comandante do III BPM, Cunha Rolim, da campanha: Drogas – Problema meu e seu, desenvolvida na cidade de Patos no mês de junho deste ano e que conta com dezenas de entidades.

Cunha Rolim enalteceu a importância da campanha, que terá desdobramentos em nível regional. Ele citou o comprometimento das entidades parceiras, que aderiram a essa ação que visa prevenir as drogas e a violência e aproveitou a presença de secretários para pedir a colaboração dos gestores, para que os municípios também façam adesão à campanha, especialmente junto às igrejas que estão lutando para oferecer locais para reabilitação de dependentes químicos, como a Fazenda Esperança.

O comandante do III BPM disse que o combate às drogas vai além da repressão, sendo preciso um olhar especial na prevenção. “Hoje o consumo de drogas está qualquer parte, inclusive no interior das escolas, nas residências, nos pequenos municípios. Temos que atacar o problema com prevenção, muita conscientização, repressão e tratamento”, enfatizou. Em nível de tratamento, afirma a necessidade de centros que acolham e melhorem a autoestima dos dependentes, ampliação da rede psicossocial para tratar dessas pessoas.

Redes de Cuidados

As redes de cuidados prioritárias na Paraíba, composta pela Rede Cegonha, de Atenção Psicossocial, Doenças Crônicas, e dos Cuidados com as Pessoas com Deficiência e da Urgência e Emergência, foi amplamente discutida na reunião desta quinta-feira, com destaque para a psicossocial e pessoas com deficiência.

Adriano Abucater, gerente operacional da atenção à saúde, da SES, explicou que nas 16 regiões de saúde estão acontecendo essas discussões que buscam a pactuação dos municípios e que não adianta a oferta de diversos serviços pelo SUS se eles não estiverem ligados em rede. Comenta que é crucial que a atenção básica esteja organizada, saiba orientar, informar o usuário nos passos que ele dá na busca por esses serviços de saúde. A meta com essas redes é que o atendimento pelo SUS seja oferecido da melhor maneira possível.

O gerente operacional de atenção à saúde explicou que há um movimento no sentido de descentralizar os serviços de média e alta complexidade, hoje em sua grande parte existente basicamente nos centros de João Pessoa e Campina Grande. O Sertão paraibano começa a ser beneficiada com alguns serviços de alta complexidade, como as UTIs Materno e Neonatal da Maternidade Dr. Peregrino Filho, a futura Unidade de Oncologia, cujo projeto de construção já tramita na Prefeitura de Patos, são serviços que vão ajudar a diminuir o congestionamento nos maiores centros do Estado (Campina e João Pessoa) e melhorar o acesso dos pacientes crônicos na rede de cuidados.

Marcos Eugênio (6ª GRS)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog