Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 26 de março de 2013

Ministério da Saúde e municípios da região de Patos discutem Atenção Básica





O Ministério da Saúde e 6ª Gerência Regional de Saúde estão promovendo um encontro, hoje e amanhã (quarta-feira) com participação dos 24 municípios da região de Patos. O evento busca discutir a realidade de cada localidade, o apoio do governo federal, as novas resoluções do MS, visando melhorar o acesso da população aos serviços e programas existentes na Atenção Básica de Saúde.

Além das dificuldades, as experiências exitosas de cada lugar estão sendo discutidas, numa cooperação solidária, troca de conhecimentos. Priscila Nunes, do Apoio Institucional da Atenção Básica do Ministério da Saúde, explica que o Governo trabalha com algumas frentes prioritárias, dentro do Departamento de Atenção Básica, como o PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, o Requalifica UBS e o novo sistema de informação da atenção básica e o NASF – Núcleo de Apoio à Família.


O novo sistema, Sisab, que vem substituir o SIAB, aproximando mais o Governo dos municípios, facilitando capacitação da atenção básica, dos gestores. E sobre essa questão Priscila diz que um dos grandes problemas hoje na saúde básica é justamente a falta de um processo de trabalho qualificado, tanto das equipes do PSF, quanto do suporte da gestão à essas equipes.

Outra deficiência que preocupa o MS é a situação precária da atenção básica. Priscila Nunes diz que o  PMAQ tem sido carro-chefe dentre os programas do Ministério da Saúde para melhorar essa estrutura deficitária nas unidades básicas.

Outro problema detectado em todo o país, sendo alvo de preocupação do Governo Federal, é em relação ao pré-natal, que não vem atendendo como deveria as necessidades da mulher, que não recebem o acompanhamento necessário para garantir a ela e ao bebê melhor assistência. Para tentar melhorar essa atenção a presidente Dilma lançou em 2011 a Rede Cegonha, que tem um olhar diferenciado para a saúde da mulher e de seu filho até os dois anos de vida.

O gerente regional de Saúde, José Leudo, disse que eventos desse porte, que reúnem os municípios para discutir políticas públicas, nivelam os conhecimentos, ou seja, não apenas as grandes, mas também as pequenas cidades têm acesso aos serviços, às informações. “Estamos quebrando esse paradigma à medida que trazemos técnicos do Ministério da Saúde e os nossos para trabalhar diretamente com os pequenos municípios. Queremos cada vez mais despertar no município seu compromisso com a atenção básica, com o SUS. E seus gestores, seus técnicos estão demonstrando esse sentimento, o que vai beneficiar as pessoas que estão mais distantes das sedes dos municípios”, enfatizou Leudo.

O encontro que acontece com os municípios da região nesta terça e quarta, amanhã será apenas com Patos, que possui quase 40 unidades básicas de saúde. A portaria 2.488 que regulamenta a Política Nacional da Atenção Básica é o tema central desse evento.

Ela dispõe sobre PSF, Programa Saúde na Escola, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que com as novas resoluções que estão sendo lançadas pelo Governo Federal permitirá a todos os municípios brasileiros implantá-lo; atribuições aos profissionais de saúde; educação permanente e capacitação institucional, controle social, participação da comunidade, ampliação do acesso à rede de saúde, são temas que fazem parte de um extenso programa que está sendo trabalhado com os municípios.

Sobre a abertura do Ministério da saúde aos municípios para que possam implantar seu NASF, José Leudo afirmou que o Governo do Estado já vem preparando-os para esse processo que amplia a assistência à população. Citou também o Pacto Solidário, lançado esta semana pelo governador Ricardo Coutinho como sendo outra importante ajuda ao desenvolvimento da saúde dos pequenos municípios.

“Hoje as ferramentas estão ai, nossos técnicos estão prontos para orientá-los, ao acesso de todos, e os gestores só não cuidam da saúde dos habitantes caso não queiram. Com relação ao Pacto Solidário o Governo do Estado está aberto para atender as solicitações dos municípios. Ele não quer dinheiro em contrapartida e sim ações de governo melhorem os serviços à população”, comentou Leudo.


Marcos Eugênio (8802-9016)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog