Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 25 de março de 2013

6ª Gerência de Saúde potencializa serviços hospitalares que terão recursos de mais de R$ 9 milhões da Rede Cegonha



Apoiadoras da 6ª Gerência Regional de Saúde, Cláudia Oliveira, Keylla Brandão e Yanna Medeiros concluem no próximo dia 03 a caracterização dos hospitais da região de Patos inseridos na projeção financeira, mais de R$ 9 milhões, da primeira etapa do Plano de Ação da Rede Cegonha.

Essa caracterização visa identificar as potencialidades e fragilidades dos hospitais cadastrados para fortalecer a linha de cuidado materno infantil, como propõe a Rede Cegonha, um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e a saúde do bebê, garantindo acolhimento, resolutividade e redução da mortalidade materna e neonatal.

Esse trabalho das apoiadoras teve início no dia 13 deste mês nos hospitais, maternidade e salas de parto dos seguintes municípios contemplados: Cacimba de Areia (Unidade Mista), Desterro (Casa de Saúde), São José do Sabugi (Unidade Mista Vinil), Santa Luzia (Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro), São Mamede (Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição), Patos (Maternidade Dr. Peregrino Filho) e Teixeira (Hospital Sancho Leite).

O dinheiro para as ações de atenção à saúde da mulher e da criança será liberado automaticamente, segundo a Portaria Nº 2.259 de 15 de outubro de 2012, quando todos os serviços forem cadastrados. “Nessa etapa os hospitais apresentam os serviços que podem oferecer, os quais serão regulados, levados para discussão e aprovação na CIRS – Comissão Intergestores Regional do Sertão. Todos esses serviços são cadastrados junto ao CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde”, explicou José Leudo, gerente regional de saúde.

No próximo dia 10 acontecerá o I Fórum Perinatal da 6ª Região de Saúde, no auditório de Odontologia das FIP – Faculdades Integradas de Patos, evento inserido nessa discussão de maior atenção na saúde da mulher e da criança. Nas discussões o fortalecimento da Rede Cegonha, contratualização dos serviços e aprimoramento na atenção à saúde da gestante à criança. 

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, referência em alta complexidade para mais de 90 municípios paraibanos e estados vizinhos Pernambuco, Rio Grande do Norte, será contemplada com uma casa de Apoio à Gestante, recursos do Ministério da Saúde, dentro desse programa Rede Cegonha. Será um importante espaço no apoio às mulheres que aguardam o momento de dar a luz. Uma das prioridades, como prevê o programa é prestar atendimento humanizado, exames e resolutividade.

Hoje a Peregrino Filho, pelo status de atendimento de alta complexidade, graças aos investimentos do Governo do Estado, com abertura das UTIs Materna e Neonatal, equipes em constante processo de capacitação, introdução de novos serviços, recebe muitos casos complicados, com mães enfrentando situações de risco. Uma das principais causas tem sido o pré-natal mal feito. Com isso a direção da instituição (Instituto Social Fibra), em conjunto com a SES – Secretaria de estado da Saúde, veem ampliando ações com a comunidade. Um exemplo foi a recente capacitação em humanização e pré-parto oferecida ao PSF de toda a região, com intuito de facilitar o acesso das mulheres ao pré-natal, realização de exames, como a mamografia, melhorar indicadores e reduzir mortalidade materna e neonatal.  


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog