Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Central de Transplantes do Hospital Regional de Patos busca ampliação de doações de córneas para 2013





Com uma estatística de 24 doações no ano passado, a proposta da OPC – Organização a procura de Córnea, espera ampliar esse numero em 2013. A proposta maior é a massificação desse serviço em Patos e conscientizar os responsáveis legais sobre a doação de órgãos.

A coordenadora da OPC, Jordânia dos Santos Xavier (foto) disse que a maior dificuldade é a ausência do responsável legal, quando da liberação dos corpos, De acordo com ela, somente eles, podem autorizar a captação, assinando o termo de autorização.

A OPC tem uma equipe multidisciplinar, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais, para dar o suporte geral as famílias no momento da decisão sobre a doação. No Hospital Regional hoje só existe a captação de córneas são recolhidas e levadas para João Pessoa, onde acontecem os transplantes.

De acordo com a enfermeira Josivânia Xavier a captação de córneas, que obedece três critérios fundamentais para a realização da doação, o primeiro deles é a idade que deverá ser 03 a 70 anos, em seguida a causa da morte e ter o prazo Maximo de 6 horas para a captação do órgão.

A coordenadora pede que a população conheça a Central de Transplantes, que tem sala dentro do Hospital Regional de Patos, para esclarecimentos, além do telefone especifico para o serviço de doação de órgãos que o 9180-8088 para conhecer como funciona o trabalho.

Fonte: Cláudio Paschoal/Ascom HRP



Nenhum comentário:

Arquivo do blog