Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Olinda pega fogo


 
 
 
 
Darlania e Marcos, diretores do garimpando e pbnoticias.com
Marcos Eugênio
 
O Carnaval pernambucano, conhecido mundialmente pelo culto à tradição, continua mantendo o ritmo de muita animação. Olinda sempre foi uma de suas maiores referências nesse quesito. Os tradicionais blocos, que há décadas e décadas saem pelas ladeiras arrastando foliões, dão um toque especial a essa festa popular.

O pbnoticias mais uma vez veio conferir o carnaval de Olinda, conversar com foliões, gente da localidade que nutre essa paixão pela festa onde o frevo comanda o ritmo. Jovens, adultos, crianças, idosos. Não há idade para viver a alegria do carnaval pernambucano.

Casas ornamentadas, fantasias que extrapolam o real, como as dos personagens da ficção do cinema, TV, críticas aos políticos, muito humor aberto à criatividade de cada. Patrimônio histórico e cultural da humanidade, título lhe conferido em 1982, fundada por Duarte coelho em 1535, faz de Olinda uma cidade que respira história. Suas antigas igrejas, conventos, fortes, ruas e mais ruas que preservam a arquitetura colonial faz cada um imaginar cenas que construíram nosso presente.

Paralelo à história, outro grande atrativo cultural é seu carnaval. Passamos o dia subindo, descendo ladeiras. Largo do Amparo, Quatro Cantos, Fortinho, Prefeitura, Praça São Pedro, Praça da Sé, dentre tantos outros, com pausas para recuperar o fôlego, a energia a base de comidas típicas. Nesta terça desfile dos Bonecos de Olinda, um dos pontos altos de seu carnaval, que começa cedo, mas não horas para acabar. Já no Recife Antigo a grande dica é o show de Alceu e Elba hoje à noite.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog