Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Cemitério


Parece uma praça, mas não é. Parece o jardim da casa de alguns prefeitos, mas não é. Parece um parque de lazer, mas não é. Parece a frente de um hotel, mas não é. Na verdade é um cemitério de Serra Negra do Norte, no estado vizinho do Rio Grande do Norte, a 45 km de Patos.
Essa cidade é um exemplo que deve ser seguido pelos prefeitos, especialmente do estado da Paraíba que não tratam bem a coisa pública, mas alguns inventam viagens a outros estados, a cidades do Sul e Sudeste, tendo um grande exemplo bem pertinho, praticamente em todos os seus aspectos, descartando, no momento, apenas o trânsito.
Morei em Serra Negra do Norte de 1969 a 1971 e mesmo criança, com cinco anos, lembro-me do número exorbitante de casas de taipas, esgotos a céu aberto, matagal tomando de conta de algumas ruas, o povo escravizado e controlado pelos coronéis na época.
Há algum tempo Serra Negra do Norte não tem uma casa de taipa. Todas as ruas estão calçadas, a estação de tratamento de esgotos funcionando normalmente, as praças organizadas, os prédios públicos limpos e organizados. No Rio Espinharas foram construídas sete barragens, evitando alagamentos na época de inverno. Existe uma área de lazer à margem do Rio Espinharas, servindo à população do município e de cidades vizinhas, inclusive Patos.  Não se vê animais soltos nas ruas. As escolas funcionam normalmente, com merenda escolar de qualidade. A saúde é um exemplo para uma cidade daquele porte, pois existe um hospital/maternidade atendendo a população com médicos todos os dias. O prefeito, diferente de muitos de cidades pequenas, mora no próprio município. Sem falar nas fábricas de bonés e mosqueteiros, superando proporcionalmente, Caicó (RN) e Patos (PB).
Tudo bem que ainda persistem problemas, como qualquer outra cidade, mas se torna um exemplo para municípios da Paraíba, onde as cidades continuam de pior a pior e sequer o gestor municipal mora na cidade, passando a administrar os municípios os primeiros ministros, que são aqueles secretários que quando você procura o prefeito para resolver algo, ele procura saber o que é e em seguida, afirma: “É, isso aí só com o prefeito e infelizmente ele não está na cidade.” E quando você indaga: Ele vem quando? “Eu não posso informar, mas o senhor ligue depois para a Prefeitura.” E assim, continua a situação, o desmando com a coisa pública.
Afirmo para todos, que o Cemitério Público de Serra Negra do Norte é mais organizado  do que alguns prédios de prefeituras de nossa região.
Não conheço o prefeito daquele município, não sei a que partido o mesmo pertence, sei apenas, que Serra Negra do Norte, devia servir de exemplo para muitos gestores públicos, que recebem em média 700 mil reais por mês e que não fazem nada no município.
José Gonçalves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog