Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Operação “Punhos de Aço” cumpre sete mandados de busca e apreensão em Patos

Marcos Eugênio
 
 

Policiais militares e civis de Patos-PB realizaram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira 10 a operação denominada “Punhos de Aço”, a fim de cumprir mandados de busca e apreensão determinadas pela juíza da 1ª Vara de Patos, Higina Josita Almeida. A ação aconteceu em vários bairros da periferia, a exemplo das Placas, São Sebastião, Cruz da Menina, tendo como alvo as bocas de fumo.
Como resultado foram detidas sete pessoas, dentre elas duas mulheres, todos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e possível envolvimento com a prática de homicídios, fato que está sendo investigado. Com os suspeitos foram apreendidos cinco armas, sendo três revólveres, uma espingarda calibre 12 e uma espingarda de fabricação caseira, além de 75 pedras de crack prontas para serem comercializadas, duas pequenas quantidades de maconha, certa quantia em dinheiro, provavelmente oriunda do comércio de drogas, dois celulares, dois coletes e munição de vários calibres.
Os detidos, que estão sendo ouvidos na 5ª Delegacia Regional, são: Cleidimar Pascoal Cândido, Sebastião dos Santos Gomes, Damião Simões Oliveira, Lauriene Rodrigues Tomás, Ítalo Caio dos Santos, Jeferson Conegundes Monteiro e Sandra Luzia Nogueira dos Santos. Capitão Esaú, que participou da operação, disse acreditar na redução de homicídios na cidade a partir da prisão dos suspeitos e apreensão das armas. As duas mulheres presas mantinhas em suas residências armas e drogas, segundo o Capitão.
O delegado regional, Cristiano Jaques, explicou que a operação Punhos de Ação surgiu depois de um levantamento decorrente do grande número de assassinatos na cidade, as informações das bocas de fumo repassadas para a Justiça, que emitiu os mandados de busca e apreensão. As armas apreendidas serão periciadas para saber se elas foram utilizadas em algum dos inúmeros ocorridos na cidade, sem que se chegasse à autoria dos mesmos.
Cristiano informou ao pbnoticias que comprovadamente pessoas comandam crimes, inclusive tráfico de drogas de dentro do Presídio Romero Nóbrega. Ele citou o caso da apreensão de cocaína recentemente no Presídio Regional de Patos, quando um detento conseguia, via comparsas de João Pessoa, receber a droga e traficar dentro e fora da detenção.
Há informações, inclusive, que a polícia investiga advogados que estariam facilitando a entrada de celulares no Presídio, meio de comunicação importante para os criminosos comandar bocas de fumo, ordenar execuções de inimigos que as disputam.
Esta semana diversos celulares foram apreendidos em mais uma operação pente fino no Romero Nóbrega. Este ano mais de 50 pessoas foram executadas em Patos, número bastante elevado e que supera parâmetros da ONU, que vai de 0 a 10 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Pesquisas mostram comprovam que a cada ano cresce o númeero de homicídios na cidade de Patos.
Novas operações já estão sendo planejadas na cidade para tirar de circulação mais traficantes, que causam sérios prejuízos à sociedade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog