Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Edital do concurso do INSS sai em novembro

Com a concessão da portaria de autorização do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi dada a largada para que a autarquia, vinculada ao Ministério da Previdência Social, possa a partir de março de 2012 nomear os primeiros 1.050 aprovados de um total de 1.875 vagas (1.500 técnicos e 375 peritos) ofertadas inicialmente, conforme escalonamento determinado pelo Ministério do Planejamento. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, na última quarta-feira, dia 19, o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, falou sobre os preparativos para a realização da seleção."De acordo com a Diretoria de Recursos Humanos do INSS, agora já podemos iniciar a seleção da organizadora. 

As organizadoras de concursos serão convidadas a enviarem suas propostas. Haverá dispensa de licitação devido à urgência de preenchimento dessas vagas. A que mais se aproximar das exigências do instituto será escolhida pela Diretoria do RH e enviada à Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS para aprovação, e após, será divulgada ao público."

Embora não tenha informado a duração do processo de escolha da organizadora, a expectativa é de que ela seja definida com celeridade, devido à própria modalidade a ser utilizada (dispensa de licitação) e por já haver um pré-edital elaborado, segundo Hauschild, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, publicada em 6 de outubro. 

Outro dado que corrobora a tese é de que é preciso, pelo menos, 60 dias entre a publicação do edital e a aplicação das provas, que devem ocorrer em janeiro, segundo havia informado recentemente o presidente do INSS. Com isso, o edital deve sair em novembro, conforme informação passada por uma fonte ligada ao Ministério da Previdência.

Apesar do tempo apertado para fazer todo o concurso, considerando que a portaria de autorização prevê o início das convocações para daqui a pouco mais de cinco meses, o INSS já mostrou que é possível dar conta do recado. As últimas seleções para técnico (2007-2008) e perito (2010) foram feitas em menos de seis meses. Ambos os certames foram organizados pelo Cespe/UnB. 

Hauschild informou que todos os estados serão contemplados com vagas, porém a preferência será para as cidades com agências novas (municípios com mais de 20 mil habitantes), do Plano de Expansão (PEX), que prevê a criação de 720 unidades, até o fim de 2014. Já o Ministério do Planejamento informou que as novas vagas permitirão a reposição dos quadros de 448 agências da Previdência com lotação precária, bem como estruturar outras 69 já inauguradas e 280 previstas para serem abertas até 2012.O presidente do INSS disse também que está prevista para 2012 a realização de um concurso para analista. "

Há previsão de concurso para analistas no ano que vem, assim que os técnicos e peritos médicos forem todos nomeados", ressaltou. Em relação à redução da oferta de vagas do concurso (1.875), que anteriormente seria de 2.500 (2 mil para técnico e 500 para perito), Hauschild explicou que foi decisão do Ministério do Planejamento juntamente com a Presidência da República, ficando ele impossibilitado de responder a questão. 

O Planejamento também não autorizou a convocação de 200 analistas, na especialidade de Serviço Social, que foi dada como certa pelo governo federal, Ministério da Previdência Social e INSS.

Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Arquivo do blog