Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Juliana e Larissa conquistaram o título da Copa do Mundo de vôlei de praia

Depois de quatro tentativas, finalmente Juliana e Larissa conquistaram o título da Copa do Mundo de vôlei de praia. Neste domingo, em Roma, as brasileiras venceram as atuais bicampeãs olímpicas Kerri Walsh e Misty May-Treanor por 2 sets a 1 na decisão.


Faltava um título desta expressão para Juliana e Larissa. A primeira se lesionou antes dos Jogos de Pequim, em 2008, e não pôde disputar o torneio. Larissa não foi tão longe com a parceira Vivian.


Pentacampeãs do Circuito Mundial, a dupla brasileira já tinha conquistado a prata na competição em Berlim-2005, perdendo exatamente para Walsh e May, e Stavanger, na Suécia, há dois anos.


Na decisão deste domingo, Juliana e Larissa atuaram muito bem no primeiro set, com vibração, e lideraram o placar até o fechamento por 21-17. Na parcial seguinte, no entanto, Walsh e May mostraram força e, se aproveitando dos erros das brasileiras, fizeram 21-13.


No set decisivo, as norte-americanas voltaram a liderar quase até o final e ficaram próximas do título, mas a dupla brasileira se recuperou e igualou o placar em 14-14. Então, com dois bloqueios de Juliana, o Brasil conquistou a Copa do Mundo, 16-14.


Com o título, Juliana e Larissa igualaram o feito de Adriana Behar e Shelda, que foram campeãs mundiais em 1999 e 2001, e de Sandra Pires e Jackie Silva, campeãs mundiais em 1997.


A conquista veio com uma campanha perfeita, com oito vitórias. Na primeira fase, elas venceram as italianas Orsi Toth e Benazzi, as holandesas Kadjik e Mooen e as alemãs Köhler e Sude, todas por 2 sets a 0. Depois, no mata-mata, bateram as suíças Graessli e Goricanec por 2 a 0, as compatriotas Maria Clara e Carol também por 2 a 0, as norte-americanas Fendrick e Hanson por 2 sets a 1 e as checas Klapalova e Hajeckova por 2 a 0 antes da final deste domingo.


“É sempre difícil jogar com uma dupla como Walsh e May. Passamos por um momento complicado no tie-break, mas tivemos o mérito de não desistir por nenhum minuto. Falei para Juliana que o bloqueio dela ia entrar. Graças a Deus tudo deu certo e conquistamos esse título que ainda nos faltava. Foi maravilhoso, um momento que marcará nossas carreiras. Não seria justo perdermos esse título por tudo o que passamos até aqui. Agradeço ao povo brasileiro e a todos que estiveram na arena acompanhando a final. Este título é de vocês”, disse Larissa.


“Treinei na arena principal antes de iniciarmos o torneio e tive fé de que estaríamos aqui hoje conquistando esse título. Foi maravilhoso vencer Walsh e May, ainda mais da maneira como aconteceu. Estou muito feliz por ter conseguido os dois bloqueios que nos deram essa vitória. Foram praticamente os únicos que consegui hoje, mas que valeram por muitos. Já havia passado da hora de conquistarmos o Campeonato Mundial, um grande objetivo nosso. Depois das Olimpíadas esse é o torneio mais importante do vôlei de praia. Larissa me emocionou quando falou que venceria esse torneio por mim. Isso me deu forças e garra para lutar por ela. Não tenho palavras para descrever a alegria que estamos sentindo nesse momento”, completou Juliana.



Agência Estado

Nenhum comentário:

Arquivo do blog