Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de junho de 2011

Espaço Sindical

PCS já: Mais de 400 manifestantes protestam em frente ao MPU

            Os servidores do Judiciário Federal na Paraíba, em estado de greve desde a última assembléia geral, realizaram ato público em frente ao MPU nesta segunda-feira (27), durante toda a tarde.

            As atividades começaram às 15h, quando servidores do TRE-PB, que paralisou completamente as atividades durante esta segunda-feira, saíram em passeata até a sede do Sindjuf-PB. Paralelo a isso, na sede do TRT, uma orquestra de frevo e o Boi Vermelho esperavam os manifestantes, que se uniram aos servidores da Justiça do Trabalho e desceram até as portas do MPU.

            Na sede do MPU, diversos servidores daquele Ministério, que já estão em greve, estavam em clima de mobilização, junto a representantes do MPT, da Fenajufe, da UJS, do MDM e da CTB. Os participantes do ato se posicionaram, entre outras bandeiras, pela aprovação do PCS do Judiciário Federal e do MPU; contra o PLP 549/09, que congela os gastos públicos a um limite mínimo durante dez anos e pelo direito de greve no serviço público.

            O coordenador-geral do Sindjuf-PB e Diretor Jurídico da CTB/Paraíba,  Marcos Santos, lembrou a essencialidade do serviço prestado pelo Judiciário Federal na sociedade. Um dos exemplos que ele usou foi o do processo eleitoral brasileiro, único no mundo. “Esse processo foi criado pelos servidores, assim como outras atividades essenciais na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal. O que estamos reivindicando é legítimo e estamos lutando porque nosso salário se encontra totalmente defasado”, disse.

Também presente ao ato, o coordenador jurídico da Fenajufe, Evilásio Dantas, lembrou a necessidade de demonstrar a mobilização paraibana a todo o país, pressionando pela aprovação do PCS. Em seguida, a vice-presidente da Astra, Sílvia Pires, puxou o grito de guerra PCS já! que foi ecoado em toda a manifestação.

            Marcelo Lima, representante estadual da União da Juventude Socialista (UJS), também apoiou a atividade promovida pelo Sindjuf-PB. “Nos solidarizamos com essa luta porque entendemos que ela é não só de alguns, mas de todos os trabalhadores”, enfatizou.

            Ednaldo Fontes, do Movimento pela Moradia Digna (MDM), elogiou o poder de mobilização do Sindicato, de conseguir tamanha mobilização mesmo após um feriado prolongado tradicional como é a festa junina no nordeste.

            O servidor do TRE-PB, José Alves, falou a respeito da defasagem salarial da categoria, de 60 a 70% em comparação a outras carreiras, o que compromete a motivação do servidor e a prestação de um serviço público de qualidade.

            O MPT também foi representado. O servidor Fabiano Oliveira, liderança de base, ressaltou que essa é a primeira vez que vê tamanha união, agregando servidores do TRT, TRE, Justiça Federal, MPU e MPT. “Não podemos nos sentir pequenos, pois unidos somos grandes,” conclamou.

            A Associação dos Servidores Públicos do MPF (AsMPF), foi respaldada com a presença do servidor do MPU, Rogério Virgínio, que enfatizou a importância do Sindjuf-PB e da Fenajufe para, junto a outros Sindicatos da categoria no País, lutar pela aprovação do PCS.

            A diretoria do Sindjuf-PB foi representada por Marcos Santos (geral), Fátima Moura (geral), Severino Nery (formação sindical), Washington Anacleto (comunicação), Omar Brito (cultura), Marcos Lopes (comunicação), Francisco Izidoro (direitos humanos e cidadania) e Martinho Ramalho (suplente de formação sindical).

Próximos eventos

28/06 - terça-feira – Ato no TRT- sede – 15h
29/06 - quarta-feira – Ato no TRE- sede – 15h
30/06 - quinta-feira – Ato na Justiça Federal- sede – 15h
01/07 – sexta-feira – Ato em Campina Grande – 10h

Nenhum comentário:

Arquivo do blog