Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 24 de abril de 2011

SEMANA SANTA?

Por Misael Nóbrega de Sousa
 
Ensinou-me Heráclito, que o homem não se banha duas vezes no mesmo rio...
 
A Semana Santa é um feriado cristão dedicado à reflexão e à celebração da vida. É um evento religioso que obedece ao calendário litúrgico da Igreja Católica. No Brasil, é um dos feriados cristãos mais comemorados. Mas, será que hoje em dia está sendo realmente assim? Os homens estão participando de missas, procissões e eventos especiais... Haja vista sermos o país mais católico do mundo?
 
No calendário da história assim estão estabelecidos os dias mais importantes da semana Santa:
 
Na quinta-feira é celebrada a última ceia, a última noite que Jesus passou com os discípulos; sexta-feira da Paixão é o dia dedicado ao sacrifício e morte de Jesus; sábado de Aleluia, o dia consagrado ao luto; e domingo de Páscoa a festa da ressurreição.
 
Mas, é uma semana Santa mesmo...?
 
...Ou semana Santa de feriado prolongado e praias abarrotadas? Ou semana Santa de rever parentes e amigos? Ou semana Santa do descanso em sítios e fazendas? Ou semana Santa do ovo de chocolate, depois do beijo nas festas de “aleluia”? Ou semana Santa do vinho e do bacalhau na mesa farta? Ou semana Santa de mais um assassinato que enlutou mãe, esposa e filhos? Ou semana Santa de mais um acidente nas estradas, com um motorista embriagado ao volante? Ou semana Santa de idolatria ao time do coração, com fogos de artifício?
 
Eu, por exemplo, recebi um milhão de amigos na sexta-feira da paixão... E eles não foram à minha casa rezar! Por isso, não pouso de paladino - Que segue sempre o caminho da verdade, bondade, lei e ordem; porem, um instrumentalista; alguém que oferece a outra face... Ainda assim, muito longe das comparações biblicas.
 
Sou alguem que tem a responsabilidade de denunciar o homem e sua época.
 
Antes. Bem antes de existir esse tempo... - Tempo da desmoralização da família; da quebra dos valores morais; do desrespeito declarado; da falta de vergonha; da religião, não como mediadora divina; da violência gratuita; do desaforo exacerbado; da concorrência desleal; da falsidade pela falsidade... Havia uma semana Santa diferente.
Uma semana Santa voltada à salvação da humanidade; uma semana Santa onde prevalecia o respeito; Uma semana Santa de retiro espiritual; uma semana Santa de oração e jejum; uma semana Santa de comunhão; uma semana Santa dedicada ao Deus vivo e misericordioso;
Não sei, mas, talvez, a grande verdade seja essa mesmo: - Os tempos são outros... Assim como os rios... E os homens, também.
 
Jornalista

Nenhum comentário:

Arquivo do blog