Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CG é a cidade com maior índice de PhDs por habitante do país


“Ali está a Universidade Federal de Campina Grande, uma das melhores do mundo em Tecnologia da Informação (TI). Figura entre as poucas dedicadas a avançar na área de computação quântica, tecnologia que vai transformar os computadores em máquinas infinitamente mais rápidas e capazes”, diz a revista Veja, desta semana, em reportagem sobre o destaque de empresas brasileiras no cenário internacional, num estudo que aponta Campina Grande como um dos sete pólos de TI do Brasil que, juntos, faturam US$ 4 bilhões por ano.
O Brasil da Inovação, matéria produzida pelos jornalistas Marcos Todeschini e Renata Betti, analisa os vetores que impulsionam a indústria da TI no país, “área em que até pouco tempo atrás os brasileiros nada tinham a oferecer” e começa a despontar com um crescimento anual de quase 12%, enquanto ela aumenta no mundo ao compasso de 6%”. Neste ritmo, aponta a reportagem, a previsão é que o Brasil alcance em três anos a quinta posição no ranking mundial.
A Veja também registra que Campina Grande se tornou o lugar do país com o maior número proporcional de PhDs. – um para cada 669 habitantes - cinco vezes a média brasileira. A cidade é destacada como produtora de softwares para bancos de dados de alta complexidade, como os utilizados em investigações policiais. Os números catalogados pelos repórteres registram 600 PhDs e 100 empresas de Tecnologia da Informação instaladas na Rainha da Borborema.
Ascom
Imagem: internet

Nenhum comentário:

Arquivo do blog