Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Patos realiza programação pelo 61º aniversário de morte do escritor Allyrio Meira Wanderley


A Prefeitura Municipal de Patos realiza nesta sexta-feira 12, a partir das 18h, uma programação cultural extensa para celebrar o 61º aniversário de morte do escritor poeta, romancista, Allyrio Meira Wanderley. O evento está agendado para acontecer na Biblioteca, que leva o nome do escritor nascido no Sítio Campo Comprido.

Segundo José Romildo de Sousa, da Secretaria de Educação, que está organizando o evento, haverá exposição de livros do homenageado, posse da nova diretoria da Associação Patoense de Artes e Letras e para finalizar a programação, uma palestra com o estudioso da cultura regional, Breno Wanderley, que falará sobre Poesia popular, versos de todos nós.

Foi autor de obras marcantes para a literatura paraibana, a exemplo de Carneiros Cinzentos, As bases do separatismo, Os Brutos, Sol Criminoso (1º livro - 1931), o Louro do Jabre, alcunha de Alyrio por seu nível intelectual e tom crítico social nos seus escritos, o qual chegou a se patrono da cadeira 37 na Academia Paraibana de Letras, o escritor patoense, segundo sua bibliografia, atuou como jornalista em vários jornais de São Paulo, foi crítico literário, além de tradutor de obras famosas da literatura mundial.

Seu livro As bases do separatismo, publicado num período bastante conturbado da história brasileira, pós-Revolução de 30, quando havia o risco iminente de uma fragmentação, uma divisão territorial, causou grande preocupação do Governo de Getúlio Vargas, que apreendeu os exemplares e o escritor passou a ser perseguido, tendo que se refugiar na sua terra natal.  Tal obra escancarava a realidade na qual o Brasil estava mergulhado, ditadura, pobreza, vários aspectos da sociedade vigente e mostrava o ideal separatista de Allyrio.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog