Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Lixão de Patos recebe bispos e arcebispos para abertura da Campanha da Fraternidade 2016




Dom Aldo Pagotto

Dom Fernando


Nilma Maria
O Lixão de Patos foi o local escolhido para missa campal de abertura da Campanha da fraternidade 2016, que nesta edição trabalha a problemática do saneamento básico, que envolve vários aspectos de garantia de qualidade de vida, de respeito ao meio ambiente.

A santa missa foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, presidente da CNBB Nordeste 2, que abrange arquidioceses e dioceses de PE, PB, RN e AL, com participação do arcebispo da PB, Dom Aldo de Cillo Pagotto, bispos dos quatro estados, padres, diáconos e leigos e leigos, além de autoridades políticas municipais e estaduais.

As questões relacionadas à proposta trabalhada pela CF foram explanadas, sob diversos ângulos, seja da responsabilidade governamental, da sociedade como um todo. Dom Fernando destacou a necessidade de maiores investimentos para que sejam oferecidas garantias de uma vida mais digna aos cidadãos; o despertar para a consciência ecológica e respeito ao meio ambiente. O destino dos resíduos sólidos também foi alvo de reflexão.

Ao final da celebração a presidente da Associação de Catadores de Lixo de Patos (Ascap), Nilma Maria, fez um relato sobre as dificuldades que os catadores enfrentam no dia a dia, das conquistas já alcançadas e das necessidades urgentes para que os quase 60 catadores possam viver em condições mais dignas, a exemplo de um amplo galpão para que ocorra a coleta seletiva dos resíduos, se acabe com ação dos atravessadores.

Dom Eraldo da Silva, bispo da Diocese de Patos, falou da importância dos catadores para a economia da cidade e para seu meio ambiente, à medida que evita que toneladas de resíduos poluentes sejam despejados na natureza.

O abertura da Campanha da fraternidade 2017, que já vem sendo discutida pela CNBB, segundo Dom Fernando, será feita pela Regional Nordeste 2 no município de Caicó-RN, daqui a um ano.


Os bispos permanecem em Patos participando do CONSER - Conselho Episcopal Regional, através de palestras, estudos, reflexões em torno dos desafios que a Igreja e sociedade têm que abraçar. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog