Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ouvidoria do Hospital Regional de Patos consegue 100% de resolutividade



O setor porta-voz dos usuários do SUS, que buscam os serviços do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, a Ouvidoria, que funciona desde julho de 2013, vem se destacando por conseguir dar solução às reivindicações dos pacientes, acompanhantes e funcionários.

Ano passado os ouvidores receberam uma demanda de 125 reclamações, conseguindo direcioná-las aos seus respectivos setores, que resolveram 100% das queixas. Segundo o ouvidor Bismarck Sousa da Nóbrega, o relatório anual de 2015 aponta como principais causas dessas queixas, demora nos atendimentos cirúrgicos, especialmente ortopédicos, e entrega dos prontuários para que as vítimas de acidentes deem entrada no DPVAT - Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, cirurgias eletivas, pedidos para aumento no número de médicos e solicitações para colocação de ar condicionado nas enfermarias.

Dois ouvidores diariamente, das 7h às 19h, de segunda a sexta, fazem o trabalho de escuta da clientela do HR, indo in loco aos leitos das enfermarias, na urgência, em qualquer setor que houver pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital, aplicando questionários sobre o atendimento que lhes é oferecido, tirando dúvidas e buscando solução nos setores de competência dos mesmos. As queixas podem ser encaminhadas também por telefone e email da ouvidoria.

“A direção do Hospital possui uma relação bastante estreita com a Ouvidoria, buscando rápida resolutividade das demandas que a ela chega”, comenta Bismarck. Houve significativa queda no número de reclamações em torno do serviço de cirurgia ortopédica, onde há semana que as equipes ortopédicas conseguem zerar a demanda. Antes havia longa fila e pacientes chegavam a passar mais de mês à espera pelo procedimento.

Devido ao grande número de vítimas de acidentes de trânsito, a maioria motociclistas, em média 10 por dia, em dezembro último a média superou 13 acidentados por dia, elas são responsáveis por 90% das cirurgias ortopédicas realizadas no Regional de Patos.



Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog