O setor
porta-voz dos usuários do SUS, que buscam os serviços do Hospital Regional de
Patos Dep. Janduhy Carneiro, a Ouvidoria, que funciona desde julho de 2013, vem
se destacando por conseguir dar solução às reivindicações dos pacientes,
acompanhantes e funcionários.
Ano
passado os ouvidores receberam uma demanda de 125 reclamações, conseguindo
direcioná-las aos seus respectivos setores, que resolveram 100% das queixas.
Segundo o ouvidor Bismarck Sousa da Nóbrega, o relatório anual de 2015 aponta
como principais causas dessas queixas, demora nos atendimentos cirúrgicos,
especialmente ortopédicos, e entrega dos prontuários para que as vítimas de
acidentes deem entrada no DPVAT - Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, cirurgias eletivas, pedidos para aumento no número de médicos e
solicitações para colocação de ar condicionado nas enfermarias.
Dois ouvidores diariamente, das 7h às 19h, de segunda a sexta, fazem o
trabalho de escuta da clientela do HR, indo in loco aos leitos das enfermarias,
na urgência, em qualquer setor que houver pacientes, acompanhantes e
funcionários do Hospital, aplicando questionários sobre o atendimento que lhes
é oferecido, tirando dúvidas e buscando solução nos setores de competência dos
mesmos. As queixas podem ser encaminhadas também por telefone e email da
ouvidoria.
“A direção do Hospital possui uma relação bastante estreita com a
Ouvidoria, buscando rápida resolutividade das demandas que a ela chega”,
comenta Bismarck. Houve significativa queda no número de reclamações em torno
do serviço de cirurgia ortopédica, onde há semana que as equipes ortopédicas
conseguem zerar a demanda. Antes havia longa fila e pacientes chegavam a passar
mais de mês à espera pelo procedimento.
Devido ao grande número de vítimas de acidentes de trânsito, a maioria
motociclistas, em média 10 por dia, em dezembro último a média superou 13 acidentados
por dia, elas são responsáveis por 90% das cirurgias ortopédicas realizadas no
Regional de Patos.
Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS)
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