Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Governo da Paraíba se prepara para mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti


O Governo da Paraíba, por meio de diversas Secretarias e outras instituições estaduais, está se preparando para participar de uma grande mobilização nacional para enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, coordenada pelo Ministério da Saúde. A ação será no próximo dia 25 e deve envolver, inicialmente, os trabalhadores, num momento de discussão e sensibilização, por 10 a 15 minutos, sem paralisação das atividades e ainda uma vistoria nos ambientes internos e externos de todos os espaços públicos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Renata Nóbrega, lembra que a ação neste período do ano é providencial porque é entre os meses de novembro e maio que há o maior risco para surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), já que ocorrem muitas chuvas.

Renata lembra que esta ação nacional é semelhante à outra iniciada pelo Governo do Estado em dezembro de 2015. “De acordo com o Plano Estadual de Combate ao Aedes, foi instituído o “dia da faxina”, no qual todas as quartas-feiras os órgãos estaduais promoviam, entre seus trabalhadores, uma vistoria com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito”, disse.

Ela falou ainda que é fundamental a participação de todas as unidades de saúde, setores administrativos, bem como se buscar parceria com as demais Secretarias, órgãos de governo, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e entidades de prefeitos.

“Não podemos esquecer da importância do envolvimento da população que deve fazer a sua parte, descartando todos os objetos que venham a ser criadouros, evitando, assim, o nascimento e a proliferação do mosquito”, concluiu Renata.

A partir do próximo dia 20, tem início a campanha publicitária, desenvolvida pelo Governo Federal, para o combate ao mosquito.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog