Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 14 de agosto de 2016




José Esteban Castro

O sociólogo e professor na Newcastle University da Inglaterra, José Esteban Castro esteve pela primeira no Sertão paraibano conduzindo seminário e curso na cidade de Patos. Apesar de ter sido sua nona passagem pela Paraíba, esta foi a primeira vez no Sertão, trazido pela UEPB, através do Projeto Univer-Cidade.

A programação de Esteban em Patos começou na segunda-feira 8 no auditório do Sebrae, com um seminário “Água, Saúde e Desenvolvimento do Semiárido”, que contou com a participação de 100 pessoas, 30 delas secretários municipais. Apesar da importância do tema para as cidades, nenhum prefeito compareceu para tratar desse assunto de suma importância para a saúde pública.

Considerado a maior autoridade nos estudos sobre água, coordenador da Rede Waterlat, que articula todas as comunidades de pesquisas que trabalham com a questão da água ou dos conflitos por ela, Esteban também ministrou um curso tratando de questões ambientais, políticas, sociais e de saúde com foco na água, numa promoção da UEPB. Houve participação de alunos de várias universidades, da iniciação científica, Pós-Graduação, profissionais de saúde da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco.

De acordo com o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, Cidoval Morais, o curso ministrado por Esteban trabalhou três eixos, sendo o primeiro sobre a água e saúde pública, considerada um bem essencial, direito de todos; o segundo teve objetivo de trazer o enfoque para a ecologia política, um olhar crítico e da determinação e envolvimento da sociedade nas políticas públicas sobre água. “O terceiro eixo é a busca pela criação de uma massa crítica na região para a construção de um programa de pós-graduação nessa temática, água e saúde pública”, completou Cidoval.

Ele comentou que o semiárido atravessa um período de escassez, mas não de falta de água, e sim problemas de distribuição, acrescentando que a forma como ela vem sendo distribuída hoje coloca em risco a saúde da população.

O Pró-Reitor falou dos desafios a partir dessa capacitação com Esteban Castro. Listou como o primeiro é a ampliação da discussão em torno do uso de componentes químicos, a exemplo dos usados em campanhas de combate ao mosquito Aedes, que vem sendo associado ao crescimento de incidência de câncer; melhorar a distribuição e qualidade da água; políticas de enfrentamento às estiagens mais sustentáveis.

“A partir desse curso temos muitos desafios. Esse curso nos ensina a pensar o planejamento governamental. Ele também nos ajuda a ter uma visão diferente da saúde pública, por que só temos uma visão curativa. Não queremos discutir doença e sim sua prevenção”, explicou. Acrescentou que houve interesse do professor da Newcastle de vir mais vezes para ampliar o debate em torno do tema água, bem precioso e do qual o sociólogo conhece profundamente os problemas, consequências de seu uso inadequado. Por fim agradeceu o apoio da 6ª Gerência Regional de Saúde, sem qual, na mobilização dos municípios, o seminário não teria alcançado êxito.



Marcos Eugênio 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog