Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Patos inaugura na próxima terça-feira ambulatório de Microcefalia


Liliane Sena
A cidade de Patos continua avançando em passos largos nos serviços de pediatria, com destaque para os casos de microcefalia, doença que causa atraso neuropsicomotor das crianças, sendo hoje uma das grandes preocupações do mundo, decorrente também por estar associada ao Zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. Na próxima terça-feira 19 será inaugurado, no Banco de Leite Vilani Kehrle, da Maternidade Peregrino Filho, um ambulatório de microcefalia, que será referência para 90 municípios sertanejos.
Serão oferecidos serviços multidisciplinares de suma importância para os recém-nascidos, a exemplo de fisioterapia, fonoaudiologia, que irão ajudar o bebê a desenvolver sua capacidade motora, através da intensificação dos estímulos, de sugar e deglutir o alimento, o que se apresenta como uma das grandes dificuldades para os recém-nascidos com microcefalia. Profissionais da Psicologia, Pediatria, Serviço Social, também fazem parte desse rol de atendimentos a ser oferecidos no ambulatório. “Trata-se de uma equipe multidisciplinar que tem muito a oferecer a essas crianças com microcefalia, bem como à sua família, que recebe todo tipo de orientação e acompanhamento psicológico e social”, explicou Liliane Sena. O ambulatório funcionará em parceria com as Faculdades Integradas de Patos. 
No início deste ano o Governo Federal lançou a cartilha Diretrizes de Estimulação Precoce – Crianças de zero a 3 anos com atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor Decorrente de Microcefalia, que visa envolver a família, profissionais de saúde numa ação de acompanhamento de cada etapa do desenvolvimento dessas crianças, para que possam desfrutar de mais autonomia e qualidade de vida. É avaliado o desenvolvimento auditivo, visual, motor, cognitivo e da linguagem, feita a estimulação precoce, como também é dada importância ao papel das brincadeiras e a participação da família no processo de estimulação precoce.
Inserida nessa ação está a rede de reabilitação pelo SUS, da qual a Maternidade Peregrino Filho faz parte, sendo uma das grandes referências para municípios da Paraíba, Pernambuco e Rio grande do Norte, que fazem parte de um grande polo regional.
A Peregrino Filho mantem um olhar especializado, desde o pré-natal ao pós-parto, para os casos suspeitos e confirmados de microcefalia. O Ambulatório, que funcionará das 14h às 18h nas terças e quintas-feiras, a partir da próxima semana, será uma importante extensão dos serviços, adicionando novas especialidades que vão dar maior segurança às crianças e sua família. Em se tratando de microcefalia, a Maternidade mantém toda a práxis para a doença, a exemplo da realização de exames como a USG transfontanela, indicada para a primeira avaliação neurológica do neonato, e o exame da coleta do Liquor, que consiste na punção do líquido cefaloraquidiano.
Caravana Círculo do Coração

Círculo do Coração realiza mais de 800 atendimento em Patos.

Ainda repercute positivamente a a vinda a Patos da 4ª etapa da Caravana Círculo do Coração, fato ocorrido na última segunda-feira 11, com quase 100 voluntários trabalhando para oferecer serviços especializados, educativos e lúdicos a uma clientela oriunda de toda a região. Cerca de 180 pacientes foram atendidos abrangendo mais de 800 atendimentos realizados em crianças com cardiopatias e gestantes, nasdependências das FIP – Faculdades Integradas de Patos, além de cursos para os profissionais de saúde e gestores.
A gerente Liliane Sena falou do sucesso da Caravana e da importância dessa ação, diagnosticando, oferecendo tratamento, inclusive cirúrgico, a tantas crianças cardiopatas, assistidos por especialistas de diversas áreas e não apenas da cardiologia, mas da pediatria, nutrição psicologia, enfermagem, dentre outras.
“Valeu a pena a concentração de esforços da 6ª Gerência Regional de Saúde e dos municípios da regional, todos se doando, oferecendo suporte logístico, técnico para uma causa nobre e que nos enche de orgulho. A Caravana Círculo do Coração, uma importante parceria do Estado com a ONG pernambucana, vem sendo referência para o mundo. Uma prova foi a vinda de profissionais, pesquisadores de vários países, a exemplo da Alemanha, Japão, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra. Fortalece bastante toda a rede de pediatria da Paraíba”, comentou. 



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog