Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Caravana do Coração atende mais de mil pacientes em sete dias de atividades









Sandra Mattos









O projeto Caravana do Coração já atendeu mais de 1000 pacientes durante os sete primeiros dias de atividades nas cidades de Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha e Pombal. Até o próximo dia 16, serão visitados os municípios de Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16). O objetivo é atender crianças e gestantes com problemas cardíacos. O projeto é uma parceria do Governo do Estado com a ONG pernambucana Círculo do Coração.

“Nossa expectativa era atender pouco mais de mil pacientes até o final da caravana. É surpreendente saber que, na metade do trajeto, chegamos ao paciente de número 1000. A receptividade da população tem sido excelente, todos nos recebem com muita festa e alegria. O mais difícil tem sido limitar o número de pacientes por município, porque gostaríamos de atender todos. Porém, é importante termos um número base para garantir um atendimento de excelência e, também, não desgastar a equipe que logo depois dos trabalhos já segue para outra cidade”, disse a coordenadora da Caravana e presidente da ONG, Sandra Mattos.

Em Patos, a Caravana passou nesta segunda-feira (11). Já é  a quarta vez que Patos está entre os municípios por onde a caravana passa. A região abrange cerca de 90 municípios e é uma das que tem o maior índice de crianças com cardiopatia. “A população sempre recebe a equipe com muita expectativa, principalmente, por trazer serviços que não temos na nossa região, além de exames específicos, mostrando que realmente é um evento importante para suprir a demanda da população. Até as 11 h, mais de 100 pacientes já tinham começado a ser atendidos e cada um deles passa por, pelo menos, 10 salas diferentes de atendimento. Depois do contato com a equipe, as famílias seguem o tratamento no serviço fixo da Maternidade de Patos, o ambulatório das cardiopatas”, disse a gerente regional da 6ª GRS, Liliane Sena.

Caravanas do Coração – A partir do segundo ano da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), com o objetivo de aprimorar o programa de triagem e facilitar o acesso da população à equipe de especialistas, foi criada a Caravana do Coração.

Trata-se de uma visita de uma equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários, às cidades do interior da Paraíba que integram a RCP, para realizar consultas e exames complementares, como ecocardiograma e oximetria, além de arte-educação para crianças, pais e capacitação para profissionais de saúde.

Foram realizadas, até o momento, três Caravanas do Coração. A primeira teve a duração de uma semana e as seguintes duas semanas de duração. Na primeira Caravana foram visitados oito municípios e atendidos pouco mais de 500 pacientes. As duas últimas edições cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.880 km.

A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB) é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, que investe anualmente R$ 6 milhões no projeto. Iniciado em 2011, foi um divisor de águas na saúde pública da Paraíba, na área cardiológica e pediátrica, sendo estendida, a partir de 2013, para a capacitação em perinatologia.

secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog