Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Prefeitura de Mãe d’Água homenageia professor e enxadristas durante festejos de Emancipação Política



O município de Mãe d’Água-PB, localizado na Região Metropolitana de Patos-PB, comemorou neste último sábado, dia 26 de dezembro de 2015, seus 54 anos de Emancipação Política, fazendo uma homenagem aos enxadristas e ao professor dos atletas maedaguenses, pelo ótimo desempenho alcançado em todos os campeonatos que participaram, seja regional, estadual e nacional, projetando o nome da cidade no cenário nacional na modalidade e em todas as categorias.

A homenagem aconteceu por volta das 17:30h durante o corte do bolo de aniversário da cidade, confeccionado em forma de tabuleiro de xadrez, em solenidade presidida pela prefeita Margarida Fragoso (Margarida Tota), que aconteceu defronte a Prefeitura Municipal. Participaram ainda do evento, o vice prefeito José Paulino Lustosa (Zé de Chicó); o presidente do Poder Legislativo Municipal, casa Carmita Dantas, Claudenor de Oliveira Santana; a Chefe de Gabinete, Herta Fragoso Marques, e os secretários: Adalberto Lima (educação); Rosana Leão (Cultura); Rivaldo Sebastião (Agricultura); Rivaldo Campos (Infraestrutura); Fátima Carvalho (Saúde); Silvia Canuto (Desenvolvimento Social), dentre outras autoridades políticas que já administraram o município, a exemplo dos ex prefeitos Luiz Kleber de Figueiredo Leitão e Péricles Viana de Oliveira Junior (Junior Tota), e os ex deputados Monaci Marques, PPS, e Socorro Marques, PPS.

O primeiro a receber a homenagem em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no município com os alunos das escolas públicas, foi o professor Severino Amâncio (Biu do Xadrez). A entrega da placa foi feita pela Chefe do Poder Executivo. “Esse é mais um reconhecimento do nosso trabalho e isso nos motiva a continuar com essa proposta que conseguimos implantar aqui em Mãe d’Água há mais de 10 anos. A semente germinou e se transformou nessa grande árvore frutífera de prêmios, conquistados em todos os campeonatos dos quais participamos”, comemorou Biu do Xadrez. Na sequência foram homenageados:

1 – Vinicius Ferreira Soares Romano, 28, campeão Regional Nordeste Escolar, realizado na cidade de Natal-RN no ano de 2002, e representante da Paraíba no Campeonato Brasileiro de Xadrez por Série, que aconteceu na cidade de Batatais-SP em 2002.

2 - Valdênia de Mendonça Santana, 26, campeã Regional Nordeste Escolar, em competição realizada em Natal-RN no ano de 2003.

3 – Gutemberg Junior da Silva Nascimento, 15, Campeão Regional Escolar 2015; Campeão Paraibano Escolar 2015 e vice campeão Brasileiro 2015 dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza-CE.   

4 – Rebeca Lopes de Sousa, 24, oficial da Polícia Militar da Paraíba, bicampeã Regional Escolar 2007/2008; bicampeã Regional Paraibano 2007/2008; representante paraibana nos Jogos Escolares da Juventude 2007 e 2008 onde ficou em 4º lugar; bicampeã por equipes nos Jogos Acadêmicos das Policias e Bombeiros Militares do Brasil – 2011/2013, em campeonato realizado em São Luis - MA e Belo Horizonte - MG, respectivamente, e, vice campeã universitária brasileira na competição por equipes dos Jogos Universitários Brasileiros – JUB, realizados em Fortaleza-CE. Rebeca foi a primeira atleta da Região Metropolitana de Patos a conseguir o título paraibano e o Rating da FIDE – Federação Internacional de Xadrez e a primeira enxadrista a receber o Bolsa Atleta do Governo do Estado. Rebeca incorpora as fileiras da Polícia Militar da Paraíba como tenente no 1º BPM da capital, João Pessoas, onde estuda para realizar o sonho de ser médica.

5 – Elizabete Vieira da Silva, 27, campeã do Regional Nordeste realizado na cidade de Natal-RN no ano de 2002 e representante paraibana no Campeonato Brasileiro de Xadrez por Série realizado na cidade de Batais-SP em 2002. Elizabete, que também foi atleta de Salto Tríplo da CBA – Confederação Brasileira de Atletismo até 2007, atualmente reside na cidade de São Caetano, na grande ABC Paulista e trabalha No BPM do estado de São Paulo.

6 – Fabiana Mendes, 21, que em 2009 foi campeã dos campeonatos Regional Escolar e Paraibano Escolar, além de no mesmo ano representar a Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude, realizado na cidade de Maringá-PR.

7 – Mateus de Oliveira Mota, 18, campeão Regional Escolar e Campeão Paraibano Escolar no ano 2010, na categoria “A” (12 a 14 anos). Nesse mesmo ano ele representou a Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude realizados em Fortaleza, no estado do Ceará.

8 – Aline de Oliveira Mota dos Santos, 20, campeã das competições: Regional Escolar e Paraibano Escolar, de 2010, categoria “B” (15 a 17 anos). No mesmo ano representou o estado da Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude realizados na cidade de Goiânia-GO.

9 – Heitor Moura Dias Ribeiro, 17, campeão do Regional Escolar e Paraibano Escolar 2012, na categoria “A” (12 a 14 anos) e no mesmo ano, representante paraibano dos Jogos Escolares da Juventude, realizados na cidade de Poços de Caldas-MG.

10 – Mylena Lustosa Cabral Gomes, 17, que acumula um histórico de vitórias bastante cobiçado. Ela foi seis (06) vezes campeã Regional Escolar. Quatro (04) vezes campeã Estadual; vice campeã estadual; 1ª (primeira) campeã paraibana absoluto, conquistado em 2014 e 6º (sexto) lugar no Campeonato Brasileiro Escolar -2014. Através da atleta Mylena Lustosa, a cidade de Mãe d’Água representou o estado da Paraíba nas cidades de Poços de Caldas-MG (2012); Belém-PA (2013); João pessoa-PB (2014) e Londrina-PR (2015).

Durante pronunciamento de abertura, a secretária de cultura do município, Rosana Leão, fez questão de ressaltar que “Há mais de uma década o xadrez vem sendo aplicado nas nossas escolas e ao longo desse tempo os resultados desse trabalho surtem, não somente no desempenho curricular, mas principalmente no raciocínio lógico do alunado nas atividades cotidianas. O xadrez é um esporte que vai muito além de um jogo, mas uma ginástica da mente que ajuda na ampliação da fixação do conhecimento”. Lembrou Leão.

Festa em praça pública

As comemorações alusivas ao 54º aniversário de Emancipação Política do município de Mãe d’Água foram encerradas com os shows de Evan e Forró do Namoro, que superou todas as expectativas do público, e Mô Lima e Xote Arretado. O sanfoneiro Moises Lima, filho do renomado Pinto do Acordeon, também surpreendeu o público mandaguense quando desceu do palco montado defronte do paço municipal, para tocar e cantar no meio do público.

Durante as festividades, a prefeita Margarida Tota lembrou que as dificuldades por que passam os municípios do país impediram um evento de maior custo, “Mas não deixamos de realizar essa tradicional festa que acabou atingindo seu objetivo: o de reunir os mãedaguenses nessa grande confraternização que culmina com os festejos de final de ano. Estamos felizes, principalmente pelo sentimento do dever cumprido, quando conseguirmos cumprir com os servidores, o que já vem sendo feito ao longo dos últimos anos, que é o pagamento antecipado do 13º salário, e mais o salário de dezembro, dentro do mês trabalhado. Diante dessa triste realidade nacional, quando a gente vê através dos jornais que a maioria dos municípios brasileiros não conseguiu ainda pagar se quer o mês de novembro, outros até mais, a gente fecha o ano de 2015 com a folha paga rigorosamente em dia, e mais que isso, com o pagamento dos fornecedores todos concluídos. Em tempos difíceis, considero isso uma grande vitória de nossa administração”, finalizou a prefeita Margarida Fragoso.


Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog