Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Metodologia Liga Pela Paz conclui trabalho de Educação Emocional e Social em Pedras de Fogo




Prefeito Derivaldo


14 escolas municipais da Paraíba realizam evento de culminância.


O sol apareceu derramando intensa luz, iluminando as belezas da Paraíba, um prenúncio do que seria a programação de culminância da Liga Pela Paz, metodologia de educação para as emoções posta em prática com os alunos do Ensino Fundamental em 14 escolas municipais de Pedras de Fogo, na última sexta-feira, 11 de dezembro.

O evento de encerramento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença do prefeito Derivaldo Romão dos Santos, do Secretário de Educação, Belarmino Carneiro da Silva Neto, da representante da empresa Biosev, Janiele Medeiros, da coordenadora da Liga Pela Paz em Pedras de Fogo, Ivânia José da Silva Justino, dos consultores da Inteligência Relacional e de educadores. Todos puderam prestigiar momentos de encanto com apresentações culturais feitas por crianças, com destaque para o Cordel da Paz, com alunos da Escola Dulcinete Nunes de Medeiros.

Outro grupo bastante aplaudido foi da Escola Municipal Epitácio Pessoa, que apresentou a peça teatral O Gato e a Borboleta, com a música Vida Colorida e participação das personagens da Liga Pela Paz. Uma terceira escola, Jacira de Sousa César, levou arte através da dança Em Busca da Paz, interpretando a música Basta Apenas Dialogar.

A presença da Metodologia Liga Pela Paz em 14 escolas municipais de Pedras de Fogo se deu por meio de uma parceria envolvendo a Prefeitura, a organização Inteligência Relacional e a empresa Biosev no seu projeto de investimento em responsabilidade social. A parceria durou cinco anos e atendeu aos objetivos propostos, de desenvolver habilidades de melhoria de relacionamento na comunidade escolar e reduzir atitudes violentas.

Após várias apresentações culturais dos alunos, que emocionaram a todos os presentes, a representante da Biosev, Janiele Medeiros, falou da proposta da empresa, de trabalhar o conceito de respeito às diferenças, algo que está alinhado com a Metodologia Liga Pela Paz, e que tem feito toda a diferença no desenvolvimento das emoções, visando objetivos maiores no relacionamento interpessoal, na convivência em família e no ambiente social. “Saio desse encontro com grande aprendizado, com a certeza de que as crianças estão levando valores da escola para a casa. Muito aprendizado e conhecimento sendo passados uns para os outros”, enfatizou Janiele.

Ao longo da culminância foram apresentados diversos vídeos com depoimentos de professores, alunos e pais de alunos sobre o processo de educação emocional vivenciado por eles. Foi possível perceber com clareza o quanto o trabalho de Educação Emocional e Social vem ajudando a construir uma comunidade escolar mais crítica, detentora de habilidades que permitem convivência mais harmônica e o desenvolvimento na aprendizagem das crianças.


O prefeito Derivaldo definiu a culminância em duas palavras: emoção e gratidão. Agradeceu a todos que estiveram envolvidos nesse trabalho de educação emocional nas escolas do município durante os últimos cinco anos, e ao apoio dos parceiros Biosev e Inteligência Relacional. Falou, ainda, dos desafios da educação diante de uma enorme crise de valores em que a sociedade está mergulhada. “É muito importante a presença da Liga Pela Paz nas nossas escolas, resgatando os verdadeiros valores, o respeito à diferença, incentivando o diálogo, a tolerância e o afeto em sala de aula, além disso, trazendo a família para a escola. Tudo isso tem importância imensurável na vida de cada uma dessas crianças. Trata-se de uma semente que está sendo plantada. A educação não é um processo pronto, acabado, mas está em constante aprimoramento”, explicou Derivaldo.

O prefeito acrescentou que enquanto for gestor municipal lutará para manter a educação emocional nas escolas municipais, isso por reconhecer a Metodologia Liga Pela Paz como algo salutar, transformador e que não pode parar. “Enquanto eu estiver à frente deste município não medirei esforços para continuarmos com essa parceria com a Inteligência Relacional. Para a gente viver dignamente a paz, tem que pensar nesses valores essenciais”, disse o prefeito de Pedras de Fogo.

Representantes e consultores de educação comemoram resultados significativos.

“Pedras de Fogo vem se destacando. Os números mostram aumento significativo nas habilidades socialmente adquiridas por esses alunos nas escolas, atingindo um aumento de 20% na habilidade acadêmica. Isso é apenas um índice que avaliamos ao longo do trabalho”, apresentou Maise Cordeiro, consultora pedagógica da Inteligência Relacional.

A coordenadora da Metodologia Liga Pela Paz em Pedras de Fogo, Ivânia José da Silva, elogiou o envolvimento de todos os educadores e alunos que abraçaram com entusiasmo esta causa. “O que marcou bastante a implantação do programa em nossas escolas foi o fato da comunidade escolar gostar de vivenciar o conteúdo de Educação Emocional e Social. Isso torna mais fácil o aprendizado e os resultados são alcançados de forma bem positiva”, opinou.

O Secretário Municipal de Educação, Belarmino Neto, também destacou a ausência de valores éticos, de respeito nas famílias e considerou a Metodologia Liga Pela Paz uma ação que precisa ser uma prática permanente nas escolas. “É um programa que nos ajuda a alcançar nosso objetivo, que é uma sociedade mais tranquila, mais educada e harmoniosa. O eixo temático da educação de Pedras de Fogo em 2015 foi a educação pela paz, oferecida pela Inteligência Relacional, que veio otimizar nosso trabalho”, explicou.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog