Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Câmara Municipal realiza Audiência Pública para discutir políticas públicas para a EJA em Patos



Atendendo a solicitação encaminhada pelo coordenador do Projeto Mova-Brasil na cidade de Patos, José Leonardo Rodrigues Laurindo, a vereadora e presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), apresentou Requerimento ao Plenário da Casa, solicitando a realização de uma Audiência Pública na noite desta quarta-feira, dia 16 de dezembro.

A proposta é que sejam discutidas Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos no município, com foco nas ações que vem sendo desenvolvidas pelo Projeto Mova-Brasil e as dificuldades que os alunos enfrentam diariamente para concluírem os seus estudos.

De acordo com o coordenador do Núcleo Morada do Sol, que é o núcleo de atendimento do Mova-Brasil em Patos, “algumas das principais dificuldades enfrentadas pelo aluno no seu dia a dia tem relação direta com a segurança e, após a conclusão, com ações e Projetos que possam contribuir para que ele possa dar continuidade aos estudos”.

“O processo de encaminhamento da Audiência se deu a partir do Encontro de Educandos da Paraíba, ocorrido no dia 12 de novembro, ao qual a presidente da Câmara se fez presente. E, durante a Audiência, o debate ocorrerá em torno dos eixos temáticos que trataram da EJA, quais sejam Inclusão Social, Direitos Humanos e Mercado de Trabalho; sobre o que pretendemos realizar uma ampla discussão, com apresentação de propostas e solicitações dos(as) educandos(as) do Projeto MOVA-BRASIL”, destacou José Leonardo.

A Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal de Patos, na noite desta quarta-feira, a partir das 19h.

PROJETO MOVA-BRASIL

O Comitê Gestor do projeto – Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), o Instituto Paulo Freire (IPF) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) – são instituições que têm histórico em ações educativas, de mobilização social e de geração de emprego e renda.

Ao conceber este projeto, essas instituições buscam contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil e o fortalecimento da cidadania. Isso significa dizer que este projeto compreende que as ações educativas se desenvolvem conjuntamente com as de geração de emprego e renda e, por isso, apoiamos as ações do Governo e da sociedade organizada na luta pela inclusão social e superação da miséria no Brasil.

As nossas altas taxas de analfabetismo são decorrentes da nossa pobreza que tem cor, sexo e etnia. O analfabetismo representa a negação de um direito fundamental decorrente de um conjunto de problemas sociais: falta de moradia, alimentação, transporte, escola, saúde, emprego. Isso significa que o problema do analfabetismo não será totalmente resolvido só por meio da educação, mas, da confluência das políticas públicas de todos os setores.

Mais informações sobre o Mova-Brasil: http://www.movabrasil.org.br/

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog