Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Região de Patos discute campanha de vacinação antirrábica

Veterinário Assis Azevedo



Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Imunização. Todos esses setores dos 24 municípios que compõem a 6ª Gerência Regional marcaram presença numa reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira 4 em Patos, para discutir diretrizes e metas da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, cujo dia D será no próximo 28. Este ano deverão ser imunizados contra a raiva na regional Patos 42.324 animais, sendo 31.120 cães e 11.204 gatos. Em toda a Paraíba a meta é vacinar 605 animais, entre cães e gatos.

O veterinário Francisco de Assis Azevedo, do Núcleo de Controle de Zoonoses do Estado foi, novamente o facilitador das informações repassadas na reunião ocorrida no auditório da 6ª Gerência de Saúde. A campanha de vacinação, que aconteceria em setembro, teve que ser adiada devido ao atraso no repasse da vacina do fornecedor aio Ministério da Saúde.

Cães e gatos são, epidemiologicamente, principais fontes de infecção na área urbana, segundo Assis. Ele explica que existe um compromisso do Ministério da Saúde com a OPAS – Organização Pan-Americanas da Saúde para eliminar a raiva humana, transmitida pelos caninos. Esse compromisso foi assinado há trinta anos.


“O Ministério preconiza uma vacinação mínima de 80% dos animais. A Paraíba sempre esteve num patamar muito bom em relação à cobertura vacinal, a exemplo do ano passado, que atingiu mais de 90%”, analisa Assis de Azevedo. A coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes, disse ao final da reunião que os municípios deverão intensificar suas ações à campanha, convidando a população a levar seus animais para serem imunizados, aguardar a chegada das doses para iniciar o trabalho. 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog