Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Hospital Regional de Patos realiza 68 consultas diárias em outubro



Pode parecer pouco, 68 consultas diárias, totalizando 2.043 em um mês, mas o Hospital Regional de Patos vem cumprindo uma função que, em muitas situações não é de sua competência, e sim da atenção básica, das unidades de saúde dos municípios. Diariamente chegam pacientes de diversas localidades da região. Os problemas são diversos, como dores de cabeça, mal estar, pressão alta, pequenos ferimentos, febre alta, dentre tantos outros que poderiam ser solucionados nos próprios municípios de origem, mas infelizmente os usuários, que pagam altos impostos, são obrigados a viajar a Patos em busca de atendimento, negado em sua cidade.


O próprio Ministério Público já se pronunciou e criticou essa letargia que existe na atenção primária que acaba sobrecarregando a rede hospitalar de média e alta complexidade, que fica sufocada para atender pacientes mais críticos. Esse assunto é ventilado constantemente nas reuniões ordinárias da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, da 6ª Gerência de Saúde. O atendimento médico tem sido um calo das administrações municipais, que reclamam que esse profissional não cumpre sua carga horária, mas, por temerem ele abandone totalmente o município, acabam consentindo.

Espera-se que com a residência médica, uma parceria das instituições de ensino superior, FIP – Faculdades Integradas de Patos, UFCG, que oferecem o curso de Medicina, sob supervisão do MEC, Governo do Estado, esses problemas sejam minimizados, com a oferta de residentes nessas localidades mais afetadas por falta de médicos.

Acidentados

No mês de outubro o Regional de Patos atendeu 356 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas e 13 de automóvel. De Patos foram 163 vítimas. O último final de semana é um reflexo do caos no trânsito de Patos, com 19 pessoas acidentadas. Teixeira com 13, Malta com 11 e São José do Bonfim foram os municípios que apresentaram, na sequência, maior número de vítimas de acidentes.

Um dos destaques neste mês de outubro foi o de acidentes por queda de mesmo nível, dentro de casa, na rua, nos campos de pelada. Uma das principais vítimas são os idosos. O ortopedista Fernando Jucá recomenda a retirada de tapetes das passagens, por ser um dos grandes causadores de queda. Durante a noite manter o banheiro iluminado, pois muitos idosos caem justamente quando vão a este setor da casa. “É uma recomendação que sempre passo para as pessoas. Fazendo isso se evita muitos acidentes”, comentou Jucá.


No mês de outubro foram feitos 75 atendimentos a vítimas de acidente de trabalho; 42 por animal raivoso; cinco tentativas de suicídio; 22 por agressão à arma branca; 10 a feridos por arma de fogo e realizados 648 internamentos, sendo 69 de envolvidos em acidentes com moto.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog