Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Multidão de fiéis participa da abertura da Festa da Guia, que celebra 227 anos de tradição














A Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos, também conhecida como Festa de Setembro, a qual acontece de 14 a 24 deste mês, este ano comemora 227 anos de tradição. A abertura do evento, um dos maiores do Estado, aconteceu ontem com uma carreata, que teve participação de ciclistas, motociclistas e automobilistas, que seguiram com a imagem de Nossa Senhora, partindo da igreja de São Pedro, percorrendo todas as paróquias da cidade, concluindo o percurso na Catedral.

Enquanto a passeata percorria a cidade, na Igreja de Nossa Senhora da Guia acontecia uma bela apresentação musical com a orquestra da Funes, crianças e adolescentes do PRIMA - Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, iniciativa do Governo do Estado. Em seguida houve uma celebração, com muitas orações pela família.

A chegada da imagem de Nossa Senhora da Guia foi bastante aplaudida. Houve a costumeira bênção dos veículos, o hasteamento da bandeira e a bênção do Santíssimo, um momento de exortação de muita fé do povo cristão. No pavilhão, montado no largo Dom Gerardo, com praça da alimentação, a atração cultural de palco da noite foi a cantora Gitana Pimentel, que apresentou parte de seu eclético repertório, agradando a todos.

Desde ontem acontece a alvorada, com fogos lembrando ao povo sobre esse momento, a Festa de Nossa Senhora da Guia, de intensas orações para a paz na família, ao mundo, de agradecimentos aos céus por tudo que Deus realiza em nossas vidas.

Todos os dias, além do novenário às 19h na Catedral, os fiéis poderão participar de celebrações eucarísticas às 6h na Capela do Cristo Rei, às 10h na Catedral, confissões de 16h às 17h30 e oração do Terço, a partir das 17h30.

Na programação cultural de hoje, terça-feira 15, teremos Quarteto Olivier Toni, com participação do flautista Sérgio Reis. Amanhã Ítalo Lacerda e Banda. Nos dias seguintes: Pedro Carpelli (quinta 17); Forró do Precateado e Gustavinho da Sanfona (18); janta de confraternização (19) com Los Pandas; Flash Back (domingo 20); Jovens de Água Branca, com participação de Pe. Espedito Caetano (segunda 21); Isabella Fernandes e Forró da Macambira (22); Márcio Diniz e Xamego na Varanda (23).

O encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia, dia 24, terá na programação: alvorada às 5h; Missa Solene às 10h na Catedral; Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Guia às 16h30; Celebração eucarística no Largo Dom Gerardo e descida da bandeira.

Marcos Eugênio
Fotos: Marcos Eugênio e Caio Nóbrega


Nenhum comentário:

Arquivo do blog