Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Agentes de endemias intensificam trabalho de combate à dengue em Patos


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através da Vigilância Ambiental retomou os trabalhos de combate ao mosquito da dengue para este ano de 2015. Após o recesso dos agentes de endemias, o trabalho foi retomado no dia 13 de janeiro deste ano, com as equipes atuando nas suas respectivas áreas. 

Segundo explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Gorete Batista, esse trabalho tem início com o levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti  (LIRAa), onde se consegue mapear as localidades onde existe maior incidência de larvas do mosquito da dengue. 

Para surpresa da Vigilância Ambiental, de acordo com esse primeiro LIRAa, Índice de Infestação Predial (IIP) na cidade de Patos que diminuiu para 2,9  em 2014, nesse mês de janeiro de 2015 está em 5,0, ou seja, em alto risco de infestação. 

O resultado desse primeiro LIRAa de 2015 mostrou que 76,7% dos depósitos de rasteiros possuíam a larva do mosquito da dengue. Já em relação às caixas d’água elevadas, 14,7% delas apresentaram a presença de larvas. 

“Tendo em vista o armazenamento de água nesse início de ano nas residências, muitas vezes as pessoas não tomam os devidos cuidados para esse armazenamento, daí surgem as larvas. Pedimos que se houver a necessidade de armazenar água, que os recipientes sejam bem cobertos e sejam lavados a cada oito dias. Só assim teremos mais chances de baixar o alto índice de infestação registrado”, explicou a coordenadora dos agentes de endemias. 

O bairro com maior índice de infestação foi o Jatobá, com 7%. Os agentes de endemias já estão em campo realizando as visitas domiciliares e aplicando larvicida nos casos onde já existe a presença das larvas do mosquito. 

“Pedimos a população que nos ajude nesse trabalho de combate à dengue, seja atendendo bem os agentes de endemias e também prestando atenção às orientações repassadas quanto a forma correta de combater a proliferação da dengue. Também faremos um trabalho de enfrentamento no bairro Jatobá, onde o índice foi o mais alto da cidade”, concluiu Gorete Batista. 
 
Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog