Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Missa campal celebra inauguração da Fazenda Esperança em Condado-PB









Marcos Eugênio
 
Ontem (domingo 14) foi um dia de festa para a Diocese de Patos, por realizar a inauguração da Fazenda da Esperança São João Paulo II, no município de Condado-PB, a de número 100. A santa eucaristia foi celebrada por D. Manoel dos Reis de Farias, de Petrolina, contou com a presença do atual bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo. Padres de várias paróquias marcaram presença, além dos convidados de honra, os criadores da Fazenda da Esperança, que existe há 31 anos, Frei Hans Stapel e o leigo Nelson Giovanelli.

Dom Manoel relembrou todo o processo para a concretização, desde a primeira visita por ele feita em março de 2010. Falou da grata satisfação de presenciar a instalação da Fazenda no Sertão e de sua importância para recuperar dependentes químicos. Elogio Frei Hans por ter abraçado a causa que já tirou mais de 30 mil pessoas da dependência às drogas nesses 31 anos de existência de Fazenda da Esperança. 

“Frei Hans foi um grito no deserto há 31 anos, fazendo surgir a Fazenda. Esta casa nasce hoje com a graça de Deus para atender aqueles que estão caídos e precisam de uma mão que os acolham. Aqui se acolhe, dá abrigo, dá esperança”, disse Dom Manoel, que levantou a bandeira para abertura da Fazenda, denominada de São João Paulo II.

Muitos fiéis enfrentam poeira, sol causticante para assistir a missa campal e conhecer as instalações da Fazenda São João Paulo II. Ex-dependentes químicos e dois internos da nova Fazenda também celebraram o momento. Um deles deu emocionado testemunho de sua vida e do apoio que recebeu para largar o vício que estava destruindo sua vida e de sua família.

O Francisco de origem alemã, Frei Hans, falou do sonho de Dom Manoel em se abrir a Fazenda no Sertão. Falou da dificuldade do jovem deixar a droga e da importância do apoio do clero, presença de vida nessa ação evangelizadora. “Conheço a cruz de cada um desses jovens, as lágrimas que caem de seus familiares por causa desse mal do século, a droga. Precisamos nos unir todos, autoridades, políticos, empresas, população para fortalecer esse trabalho de ajuda a quem mais precisa”, enfatizou Frei Hans, que esteve recentemente com o Papa Francisco e recebeu desse o incentivo para abrir cada vez mais fazendas. 

O Bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, falou do projeto de vida da Fazenda da Esperança, sua enorme importância em resgatar a quem precisa vencer a guerra contra o mal, as drogas.

“É um trabalho belo de doação, de amor ao próximo. É importante que a Fazenda receba o apoio da comunidade em geral, das prefeituras, câmaras de vereadores. Muitos municípios já estão aprovando subvenções para contribuir com essa ação que beneficiará diretamente na recuperação de tantos jovens”, comentou Dom Eraldo, acrescentando que a Fazenda da Esperança tem condições de atender inicialmente 24 internos. Agradeceu a partilha dos patoenses, as campanhas de arrecadação de donativos para mobiliar a Fazenda. 

Padre José Ronaldo, pároco de Nossa Senhora da Guia, de patos, também elogiou a participação da população que abraçou com amor e solidariedade esse projeto. Disse que a fazenda é uma esperança concreta para muitos que querem se livrar das drogas e precisam dessa ajuda, desse comprometimento voluntário de todos em contribuir com isso.  

Padre Elias Ramalho, de Santa Luzia, também fez questão de enaltecer o papel da Fazenda da Esperança em permitir que se viva o verdadeiro evangelho, onde se busca o resgate à dignidade, à autoestima, ao amor em Cristo. “Estamos vivendo um momento de profunda solidariedade cristã com a abertura dessa Fazenda. É um trabalho de entrega, de doar-se em prol do outro. As drogas causam grande destruição na sociedade. Os jovens têm sido a maior vítima. A comunidade atendeu o chamado de Cristo e aderiu a essa causa que consegue transformar vidas”, comentou Elias.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog