Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Nova agência Sebrae em Itaporanga atenderá 19 cidades do Vale do Piancó



A sede começa a funcionar em janeiro de 2015 e atenderá as cidades com um projeto de Desenvolvimento Territorial, atendimento e orientação empresarial

As novas agências do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foram inauguradas nesta segunda-feira (29), na cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano. É a décima agência do Sebrae no Estado e a quinta na região para atender 19 cidades com o projeto de Desenvolvimento Territorial, atendimento e orientação empresarial. As duas sedes passarão a funcionar em janeiro de 2015. Empresários e políticos do Vale do Piancó, onde a cidade está localizada, participaram da solenidade de abertura.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luís Alberto Amorim, disse que a inauguração ocorreu neste período para concluir os planejamentos de 2014. “Nós atendemos os empresários dessa região e de Itaporanga e cumprimos o que prometemos, instalando essa nova agência. Essa região tem em seu DNA o empreendedorismo. É muito importante estarmos inaugurando hoje esta unidade do Sebrae. Agradecemos o apoio da prefeitura, que não titubeou em formatar essa nova parceria. É assim que se constrói, todos dando as mãos pelo mesmo objetivo”, disse.

Ele informou que, a partir de fevereiro do próximo ano, vai começar uma nova discussão sobre o desenvolvimento do Vale do Piancó. Luís Alberto ainda agradeceu ao presidente do Senar, Mário Borba, pelo esforço em montar a agência do Serviço ao lado do Sebrae. Mário Borba ainda é presidente da Federação Nacional da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa). Ele disse que, antes de instalarem as agências, fizeram várias visitas à cidade e ficou surpreso com o apoio imediato dos governantes.

“O prefeito Aldibergue Alves nos apoiou de imediato, entendendo que a cidade só ganhará ao realizar a busca pelo empreendedorismo. As pessoas dessa região almejam alcançar o desenvolvimento, isso é notório. Com a chegada do Sebrae na cidade, não poderíamos de perder essa chance de envolver o Senar nesta parceria tão importante para o desenvolvimento da agropecuária. Esperamos realizar, de início, algumas ações simples, como a reabertura do Sindicato Rural, fechado a anos”, comentou.

O prefeito Aldibergue informou que Itaporanga é a cidade que possui o Produto Interno Bruto (PIB) que mais cresce em todo o Vale do Piancó, que hoje possui quase 20 cidades no território. O gestor municipal falou da importância em atrair o Sebrae para a região e movimentar todos os setores econômicos. “A cidade recebe essa parceria de braços abertos para aumentarmos nosso potencial e gerarmos mais emprego e renda para todos”, falou.

A empresária Daniela Dantas notou que a cidade está, cada vez mais, “abraçando seus moradores com oportunidades para que o empresariado se desenvolva”. Ela falou na inauguração do Sebrae sobre o trabalho que foi realizado antes com quem procurava a instituição ou recebia as visitas dos gestores e consultores.

Têxtil - A cidade de Itaporanga tem características econômicas mais voltadas ao setor industrial e têxtil. O Sebrae atende 10 empresas têxteis da cidade desde 2012 com consultoria para montagem e ampliação dos negócios. Segundo o consultor Germano Márcio, essas empresas da região do Vale do Piancó recebem orientação, principalmente, para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Um dos empresários atendidos pelo Sebrae, Djalma Dantas Filho, disse que o negócio dele é tradicional e familiar, mas que estava com grandes perdas, principalmente no processo de fabricação de panos de chão. “Bastou algumas visitas do Sebrae, seguir o que foi orientado, que começamos a melhorar em tudo. A gente precisava reformar geral a fábrica. Do visual ao atendimento fomos mexendo. No primeiro ano, focamos nas perdas, depois na qualidade e produtividade. Chegamos a zero perda hoje e racionamos uma boa quantidade de água, apenas com a mudança de hábitos”, explicou.

Serviço
O que: Nova agência Sebrae em Itaporanga
Onde: Rua Elvídio de Figueiredo, S/N, no centro da cidade

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog