Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Corpo de Bombeiros realiza capacitação em salvamento aquático


O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, por meio do Batalhão de Busca e Salvamento, concluiu o curso rápido de Salvamento Aquático com 18 militares. A capacitação promoveu a atualização dos conhecimentos técnicos para atuação na Operação Verão, que segue até o final de fevereiro de 2015.

O objetivo é garantir a segurança dos banhistas na faixa litorânea do Estado - desde o município de Lucena até o limite litorâneo com o Estado do Pernambuco. Nesse sentido, está prevista a capacitação de outras turmas de militares que reforçam o efetivo da operação. O treinamento tem duração de três dias, de forma intensiva e em turno integral.

Foram ministradas disciplinas como atendimento pré-hospitalar, técnicas de resgate aquático, uso do pranchão e do caiaque nas operações de salvamento aquático e nas ações de prevenção, segurança nas operações de salvamento aquático, maneabilidade e ações de resgate com moto de salvamento aquático, noções básicas de manutenção em embarcações em maneabilidade com bote inflável.

A primeira turma, que concluiu o curso na última sexta-feira (26), foi composta pelos cadetes da corporação. Capacitados no salvamento aquático, eles atuarão diretamente no socorro a banhistas, durante a vigência da Operação Verão. No total, a ação conta com cerca de 150 guarda-vidas.

Dicas para banhistas

- Evite nadar sozinho
- Mantenha a linha da água na cintura 
- Não faça brincadeiras do tipo: ‘caldos’, ‘trotes’, ‘saltos’ e simulação de afogamento
- Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios
- Tenha atenção com superfícies escorregadias ou cortantes
- Reconheça suas habilidades e seus limites na água
- Ao fazer uso de embarcações ou moto aquáticas utilize obrigatoriamente o colete salva-vidas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog