Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Enfermeiros da Atenção Básica participam de formação voltada para exames de Citologia Oncótica



A Secretaria Municipal de Saúde de Patos realizou na última sexta-feira (03), no auditório do SAMU, uma formação voltada para os enfermeiros da atenção básica. O evento teve a participação de uma equipe de citologistas do Laboratório Municipal, que repassou informações a respeito da normatização do exame preventivo de citologia oncótica (Papanicolau) e, ainda dialogou com os enfermeiros sobre a interpretação correta dos resultados.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Sandra de Lurdes, o evento foi um pontapé inicial das ações da campanha Outubro Rosa na cidade de Patos, que tem início oficialmente na próxima quarta-feira (08). “A equipe de profissionais que atuará na campanha já está toda preparada, o resultado dos exames citológicos praticamente em dia, e isso está sendo um compromisso da gestão em melhorar a equipe de citologista e equipar o laboratório, realizar essa formação, com o intuito de oferecer um melhor acolhimento e uma resposta rápida para os exames citológicos”, explicou.

A enfermeira Ana Paula, que atua através do PROVAB, parabenizou o município pela iniciativa e destacou que, o momento foi muito importante para o desenvolvimento das atividades dos enfermeiros. “A coleta do citológico já uma prática rotineira nossa, mas às vezes nos deparamos com alguma dúvida. Esse momento serviu para nos aperfeiçoarmos nesse quesito”, relatou.

O citologista, Sonigley Araújo Silva, ressaltou que esse trabalho foi pioneiro em todo o estado, no sentido de promover uma padronização dos exames preventivos referentes ao citológico. Ele também mencionou o fato da cidade de Patos também atender a outras cidades além de Patos.

Além de Sonigley Araújo Silva, também foram como palestrantes: Vanessa Carvalho, Yonali Gomes e Alexandre Militão da Costa.

OUTUBRO ROSA

As ações de saúde serão desenvolvidas através das equipes de enfermeiros da Atenção Básica e coordenações dos NASF, seguindo as datas de um calendário que terá início no dia 8 e segue até o dia 31 de outubro. Também haverá parceiros como o CTA/SAE, Laboratório Municipal, NASF e Faculdades Integradas de Patos. Serão oferecidos exames citológicos, exames de mama, e outros.

Confira o calendário de atividades da campanha:
Dia 8 – UBS Haydee Medeiros 
Dia 9 – UBS Walter Ayres
Dia 14 – UBS Horácio Nóbrega
Dia 15 – UBS Maria Marques
Dia 16 – UBS Pedro Firmino
Dia 21 – 3° BPM / Tiro de Guerra
Dia 22 – UBS Ministro Ernani Sátiro
Dia 28 – FIP (manhã, trade e noite)
Dia 30 – Cagepa de Patos
Dia 31 – Buzinaço

Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog