Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de setembro de 2014

Comboio de viaturas encerra Semana do Trânsito e marca dois anos da Lei Seca


Um comboio com mais de 30 viaturas de órgãos ligados à segurança pública marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito na Capital. O evento também serviu para chamar a atenção nas ruas para a importância da Lei Seca, que está completando dois anos de implantação. As ações foram coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). O trajeto começou na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, e seguiu com destino à Praça da Paz, nos Bancários, onde esperavam entidades ligadas à sociedade civil organizada.

A diretora de Engenharia do Detran-PB, Keytte Pinheiro, ressaltou a importância de conscientizar a população. “Estamos comemorando dois anos da Lei Seca e resolvemos implementar a importância dela no encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Esta é uma forma de chamar a atenção da população sobre as consequências trágicas da combinação entre álcool e volante. A ideia é conscientizar para tentar diminuir as estatísticas”, afirmou.

Ainda de acordo com Keytte Pinheiro, os trabalhos educativos junto ao público jovem também estão sendo intensificados até o final do ano. As ações acontecem junto a 17 escolas estaduais dos municípios do interior. 

Este ano, a Semana Nacional do Trânsito teve como tema “Cidade Para as Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre”. A coordenadora da Divisão de Educação no Trânsito do Detran-PB, Abimadabe Vieira, falou sobre o alcance das ações educativas desenvolvidas junto ao público jovem: “As crianças podem ser agentes multiplicadores de uma filosofia que quebre a cultura da imprudência herdada dos adultos”. 

O evento contou com a participação de integrantes de várias unidades de Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans), ligadas ao Detran-PB. No comboio seguiram ainda representantes da CPTran, Corpo de Bombeiros, DER e guardas de trânsito municipais de várias cidades. 

Na Praça da Paz, o comboio estava sendo esperado por representantes da sociedade civil organizada. O presidente do Rotary Club dos Bancários, Abelardo Maia, falou sobre a parceria com o Detran-PB para combater a violência no trânsito: “Faz tempo que desenvolvemos essa parceria junto com o Detran-PB. Entre as ações, fazemos palestras nas escolas e também trabalhos na comunidade para a conscientização das pessoas”, comentou.

Números da Lei Seca – De acordo com dados do Detran-PB, de 2012 até 21 de setembro de 2014, foram realizados 74.777 testes de bafômetro em toda a Paraíba. Desses, foram feitos 5.333 flagrantes de embriaguez e 524 prisões.

Só em 2014, foram 36.573 teste de bafômetro, resultando em 2.192 flagrantes de embriaguez. Com isso, foram executadas 29 prisões. 

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog